terça-feira, 22 de julho de 2008

FÉRIAS !


Muito bom ter este tempinho para a gente.
Ficar "de papo pro ar". Sem horário, ...
Estou em Curitiba curtindo minha filha.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

MINHAS APLICAÇÕES PRÁTICAS EM PA


Após as fundamentações teóricas passamos a fazer a aplicação prática de um PA.
Para iniciar fomos desafiadas a fazer uma pergunta sobre algum assunto que gostaríamos de saber a resposta. Neste momento o que eu gostaria de saber?
Minha questão foi a respeito de saúde, ou seja, COMO FAZER PARA TERMOS BOA SAÚDE?

PROJETOS DE APRENDIZAGEM




No curso em andamento no NTE de Ijuí, para os Coordenadores dos LIE, estamos tendo o privilégio de conhecermos melhor , refletirmos, trocar idéias e também de aplicarmos esta nova proposta de trabalho com "PROJETOS DE APRENDIZAGEM".
O que é Projetos de Aprendizagem ou PA? Em que se diferencia de um Projeto de Ensino?
No Ensino por Projetos são os professores com a (ou a) Coordenação Pedagógica que escolhem o tema da pesquisa a ser realizada, podemos dizer que são impostos aos alunos. Todas as ações, as ordens, vem prontas, impostas pelo PROFESSOR que é o AGENTE ficando o ALUNO como o RECEPTOR. É uma metodologia. Nesse tipo de Ensino somente há Transmissão do Conhecimento.
No "PROJETO DE APRENDIZAGEM - PA" o ponto de partida é uma pergunta ( alunos é que montam as questões que são de interesse deles, de sua realidade da vida, em cooperação com o professor)e são estas perguntas, estas questões que irão nortear o seu trabalho de investigação. Assim o contexto parte da realidade do aluno satisfazendo a sua curiosidade, o seu desejo e vontade de aprender. As regras, direções e atividades são elaboradas pelo grupo, é consenso de alunos e professores. O PROFESSOR é o PROBLEMATIZADOR e ORIENTADOR do trabalho. ALUNO é o AGENTE principal.
No PA as questões levantadas pelos alunos e se tornam o Tema a ser pesquisado e vai orientar como ensinar. Proporciona uma proposta de ensinar e uma proposta de aprender( do aluno). Em 1º lugar está o aluno e depois o professor.
O PA é uma metodologia de investigação voltada à interação, problematização, investigação, onde o aprendiz é desafiado a questionar, precisando pensar para expressar suas dúvidas. O professor tem o papel de mediador, verificando se é possível usar a pergunta do aluno ou não, sempre fazendo uma negociação o pois as perguntas devem levar a uma investigação e ao conhecimento.
As mudanças que ocorrem com o ensino por PA são grandes. Por outro lado, verifica-se que os professores têm dificuldades ao se defrontar com questões mais amplas e os alunos também apresentam dificuldades em questionar pois estão acostumados a receber tudo pronto. Outra preocupação dos professores é com o desenvolvimento dos conteúdos e de sua sequência.

Concluindo:
O trabalho com PA é uma maneira prazerosa de ensinar e de aprender. " É uma metodologia dinâmica que promove a criatividade, interação, pesquisa, autoria, integração de novas tecnologias que levam à construção do conhecimento. Favorecem a descoberta de questões, não necessariamente ligadas aos conteúdos programáticos, mas que ajudam a abrir horizontes e levam à compreensão dos mais variados assuntos numa relação interdisciplinar, construindo novas estruturas cognitivas. assim sendo, os PA proporcionam um trabalho consistente, em ambiente desafiador onde professores e alunos são levados a aprender através da buscado desconhecido." ( Eveline de Souza Eberle - PROJETOS DE APRENDIZAGEM: PRAZER EM ENSINAR E APRENDER)

INFORMÁTICA EDUCATIVA



Iniciou-se no dia 27 de março de 2008, no NTE de Ijuí, mais um CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM INFORMÁTICA EDUCATIVA PARA PROFESSORES COORDENADORESDOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ABRANGÊNCIA DA 36ª CRE DE IJUÍ/RS, extendendo-se até o dia 23 de outubro num total de 120 horas( 64 presenciais e 56 a distância).
Os estudos neste curso envolvem fundamentação teórica,contextualização,pesquisa, leituras, reflexões, sistematizações e socialização de temas que envolvam a elaboração de projetos usando os recursos do computador.
Também haverá espaço para o estudo do uso e aplicabilidade dos softuares e web no processo educativo como:
A) PUBLISHER
B) WIKI
C) MOVMAKER
D) BLOG
E) WIKI E CMAP TOOLS
F) NOÇÕES DE LINUX
G) OFICINA DE APOIO TÉCNICO
H) USO DE VÍDEOS DA TV ESCOLA
I) INTEGRAAÇÃO DE MÍDIAS
J) GERENCIAMENTO DOS RECURSOS FÍSICOS E LÓGICOS DOS AMBIENTES DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

Assim, toda última quinta feira do mês estaremos reunidas no NTE, sob a eficiente e carinhosa orientação da professora EVELINE EBERLE, fazendo mais um curso, buscando cada vez mais nos aperfeiçoar e melhorar nossas práticas no LIE e na sala de aula onde aplicaremos os conhecimentos adquiridos.