terça-feira, 28 de abril de 2009

Agenda escolar organizada


Para não se atropelar no dia-a-dia, você pode organizar sua vida escolar utilizando ferramentas gratuitas como o TrackClass (apesar de ser em inglês, é fácil identificar quais são as funcionalidades).
Além de permitir gerenciar compromissos, registrar lembretes e fazer anotações, o programa oferece calendários e, em alguns casos, indicação de metas a serem cumpridas.
No painel de resumo das atividades, você agenda encontros, datas de provas, armazena arquivos e acompanha o andamento das tarefas.
O TrackClass pode ser integrado ao celular — confira com a sua operadora.
http://www.trackclass.com

Mozilla lança editor online de códigos.


Criado nos laboratórios da Mozilla, o Bespin é uma nova ferramenta para desenvolvimento HTML.
Ainda em fase experimental, o editor online de códigos propõe um framework baseado na internet, aberto e extensível.
Além de permitir a colaboração em tempo real, o Bespin tem linha de comando integrada, extensível e auto-hospedada, acessível de qualquer browser compatível com padrões web. Conheça e teste um protótipo experimental no site da Mozilla.
cONFIRA EM: http://www.labs.mozilla.com/2009/02/introducing-bespin/

sábado, 18 de abril de 2009

APRENDIZAGEM MÓVEL - MOBILE LEARNING




Educadores procuram sempre “ficar de olho” em novas ferramentas de aprendizagem.

É notável como hoje o desenvolvimento e aplicação de Tecnologias da Informação Móveis e Sem Fio (TIMS) como Assistentes Digitais Pessoais (PDA), computadores de mão, laptops e celulares com acesso à Internet Sem Fio, bem como a crescente mobilidade de pessoas, objetos e informação.

Assim surge o conceito de Aprendizagem com Mobilidade - mobile learning, ou m-learning, aqui definida como :
“ processos de aprendizagem que ocorrem, necessariamente, apoiados pelo uso de TIMS e que tem como característica fundamental a mobilidade de atores humanos, que podem estar físicamente/geograficamente distante de outros atores e também de espaços físicos formais de educação, tais como salas de aula, salas de treinamento ou local de trabalho.”


Uso no processo de ensino aprendizabem, através de dispositivos móveis como:
Telemóveis, PDAS, Pockets PCs, Tablets PCs ou computadores portáteis.

- Possibilidade de aprender através da Internet, com a máxima portabilidade, mobilidade, flexibilidade, interatividade e conectividade.
- O processo ensino aprendizagem se faz a qualquer hora e em qualquer lugar, tornando-se “ambulante”.
- Poucas limitações temporais e espaciais.
- Permite experiências colaborativas, suportando aprendizagem síncrona, dando a possibilidade de o aluno comunicar-se com o professor e colegas imediatamente.

Algumas atividades em que o aluno pode acessar pelo seu celular :
-trocar mensagens ( SMS):
- consultar o dicionário;
- criar e consultar Glossários;
- trocar emails;
- resolver Quizzes;
- acessar gráficos e imagens;
- fazer fotografias
- gravar áudio
- acessar a internet ( com os conteúdos curriculares)
- ver vídeos
- ouvir as aulas em áudio( Podcasts)

“ A aprendizagem ao longo da vida é uma exigência desta era e as tecnologias móveis vêm ajudar a responder a este desafio pela possibilidade que oferecem de acessar e ter contato ao conhecimento jus-in-time.”

Fonte: http://www.slideshare.net/linade/mobile-learning-aprendizagem-mvel
http://www.metodista.br/noticias/2009/marco/mobile-learning-descortina-futuro-proximo/?searchterm=mobile%20learning

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Objetos de Aprendizagem.



No Curso de Especialização em Informática na Educação( PUCRS), a disciplina de Objetos de Aprendizagem que iniciou em março, tem nos proporcionado muitas leituras sobre OA ( Objetos de Aprendizagem).
Como esta disciplina tem exigido muito , principalmente em envolvimento e tempo, além das demais atividades do dia a dia ( família, casa, escola, ...), não tenho feito novos post.

Hoje gostaria de destacar um pouco do que temos visto sobre os objetos de Aprendizagem:
Definições

“Qualquer recurso digital que possa ser reutilizado no processo para assistir à aprendizagem”. (Wiley 2000)

“A idéia principal de OA é particionar o conteúdo educacional em pequenos
segmentos que podem ser reusados em diversos ambientes de aprendizagem segundo a idéia de programação orientada a objetos”.

“Ferramentas reutilizáveis desenvolvidas visando apoiar o processo de ensino e
aprendizagem. Na maior parte são constituídos por recursos digitais como vídeos, softwares, animações, imagens,...”

“Qualquer recurso digital,com um objetivo educacional claro, e que tenha algum potencial de ser reutilizado num contexto diferente do originalmente proposto”. (RIVED)

Assim, temos alguns termos importantes que podemos destacar:

–digital
–reutilizável
–aprendizagem
.

Outros termos que podemos usar para designar Objetos de Aprendizagem:
• Objetos educacionais
• Objetos de aprendizado
• Objetos educacionais digitais
• Learning Objects (LO)

Características

Autônomo
–pode ser apresentado individualmente
Interativo
–requer que o usuário interaja de alguma forma
Reutilizável–reusados diversas vezes em diferentes contextos de aprendizagem sem modificação
Agrupável–podem ser agrupados em conjuntos maiores de conteúdos, incluindo estruturas tradicionais de cursos
• Identificado por metadados
–possui informações que os descrevem permitindo a catalogação e busca
Exemplos
• Simulações
• Animações
• Tutoriais, hipertextos, sites www
• Clips de áudio e vídeo, fotografias
• Jogos, programas específicos
• Mapas, histogramas, gráficos
• Testes, avaliações
• Lições, módulos de conteúdo
Fonte: http://moodle.pucrs.br/course/

segunda-feira, 6 de abril de 2009




Data da Páscoa


A páscoa judaica (Pesach), que ocorre 163 dias antes do início do ano judaico, foi instituída na epoca de Moisés, uma festa comemorativa feita a Deus em agradecimento à libertação do povo de Israel escravizado pelo Faraó, o rei do Egito. Esta data não é a mesma da Páscoa Juliana e Gregoriana.

O dia da Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo, de acordo com o decreto do papa Gregório XIII (Ugo Boncampagni, 1502-1585), Inter Gravissimas em 24.02.1582, seguindo o primeiro concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino, é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre em ou logo após 21 de março , data fixada para o equinócio de primavera no hemisfério norte.

Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas, que, sem levar totalmente em conta o movimento complexo da Lua, podia ser calculada facilmente, e está próxima da lua real.

De acordo com essas regras, a Páscoa nunca acontece antes de 22 de março nem depois de 25 de abril. A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e, portanto, a Terça-Feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

A Páscoa sempre ocorre entre 22 de março e 25 de abril. Para as igrejas ortodóxicas, a data da páscoa é dada pelo calendário Juliano e não pelo gregoriano.

sábado, 4 de abril de 2009



O QUE É PÁSCOA?

Luiz Fernando Veríssimo

Papai, o que é Páscoa?
-Ora, Páscoa é... bem... é uma festa religiosa!
-Igual ao Natal?
-É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa,
se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
-Ressurreição?
-É, ressurreição. Carmen, vem cá!
-Sim?
-Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
-Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que
aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele
ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
-Mais ou menos... Mamãe, Jesus era um coelho?
-O que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é
o Papai do Céu ! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino
não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até
parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma
besteira dessas na escola ? Deus me perdoe ! Amanhã mesmo vou matricular
esse moleque no catecismo!
-Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
-É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no
catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
-O Espírito Santo também é Deus?
-É sim.
-E Minas Gerais?
-Sacrilégio!!!
-É por isso que a ilha de Trindade fica perto do Espírito Santo?
-Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o
Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende
direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora explica tudinho!
-Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
-Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de
presente ele traz ovinhos.
-Coelho bota ovo?
-Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
-Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
-Era... era melhor,sim... ou então urubu.
-Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né? Que dia ele morreu?
-Isso eu sei: na Sexta-feira Santa.
-Que dia e que mês?
-Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na Sexta-feira
Santa e ressuscitou três dias depois, no Sábado de Aleluia.
-Um dia depois!
-Não três dias depois.
-Então morreu na Quarta-feira.
-Não, morreu na Sexta-feira Santa... ou terá sido na Quarta-feira de Cinzas?
Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na Sexta mesmo e ressuscitou no
sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!
-Papai, porque amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
-É que hoje é Sábado de Aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas.
Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
-O Judas traiu Jesus no Sábado?
-Claro que não! Se Jesus morreu na Sexta!!!
-Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
-Ui...
-Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
-Cristo. Jesus Cristo.
-Só?
-Que eu saiba sim, por quê?
-Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo
Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
-Ai coitada!
-Coitada de quem?
-Da sua professora de catecismo!