terça-feira, 19 de maio de 2009

Espaço de pesquisa - o HIPERTEXTO.


Trabalhando com Textos – o HIPERTEXTO


No curso Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TICs, 100 horas, no NTE de Ijuí, a Unidade dois, é sobre Internet, Hipertexto e Hipermídia.

Vamos ler e explorar um pouco mais o conceito de hipertexto?

Hipertexto é um texto em formato digital, ao qual associam-se outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.

Principais características do Hipertexto
1. Intertextualidade;
2. Velocidade;
3. Precisão;
4. Dinamismo;
5. Interatividade;
6. Acessibilidade;
7. Estrutura em rede;
8. Transitoriedade;
9. Organização multilinear
.

Uma ferramenta de ensino e aprendizagem como o hipertexto,facilita a aprendizagem que acontece de forma mais espontânea e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto ( no nosso caso, nossos alunos), participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento - forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
Quando se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes.

Como toda atividade colaborativa, o Hipertexto traz ótimos benefícios no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento.
Portanto, o hipertexto também traz como vantagem para a educação, a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.

Veja uma aplicação prática do uso de HIPERTEXTO na disciplina de Geografia, em séries do Ensino Médio.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

sábado, 16 de maio de 2009

As habilidades e conteúdos que serão abordados pelo Enem 2009

Habilidades e conteúdos serão abordados pelo Enem 2009

Já está disponível para consulta a matriz de habilidades do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O documento, que é um guia para orientar a elaboração dos itens da prova, foi aprovado na manhã desta quinta-feira, 14 de maio de 2009, pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Os reitores das universidades federais também já deram o aval para a utilização do instrumento.

Site do Inep: http://www.enem.inep.gov.br/

Mais Enem 2009.



O Ministério da Educação (MEC) pretende unificar os exames de vestibular das universidades federais:
- o vestibular tradicional seria substituído por um modelo padrão a todas as universidades federais, baseado na prova do Enem;
- a prova do Enem hoje conta com 63 questões. O novo modelo propõe 200 questões - entre objetivas e discursivas - e uma redação;
- a prova seria feita em 2 dias;
- as questões seriam divididas em quatro grupos: linguagens (incluindo português, inglês e a redação), matemática, ciências humanas e ciências da natureza;
- o aluno teria a opção de escolher entre 5 cursos, em diferentes universidades. Estes cursos poderiam ser modificados durante o processo seletivo;
- para as universidades que aderirem ao novo sistema, o governo ampliaria os recursos para assistência estudantil, de R$ 200 milhões para R$ 400 milhões;
- o novo modelo causaria uma mudança no atual currículo do Ensino Médio, hoje adaptado à necessidade de diferentes vestibulares.
- e mais: O governo pretende adotar o novo sistema ainda este ano.

Confira estas datas:

Data da Inscrição: 15 de Junho a 17 de Julho
Dias de prova: 03 e 04 de Outubro
Divulgação do resultado das provas objetivas: 04 de Dezembro
Divulgação do resultado total (inclusive redação): 08 de Janeiro


Mais informações no site do Ministério da Educação:
http://www.enem.inep.gov.br/

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Novo Enem.




Tanto se falou e finalmente aconteceu!
Além de reformular a prova do Enem, ele agora se tornará obrigatório,
irá substituir vestibular!

Leia a notícia:

Enem será obrigatório a partir de 2010

O novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passará a ser obrigatório para todos os alunos que concluírem a escola pública a partir do ano que vem, quando a prova será ampliada.

O estudante terá de prestar o exame para receber o certificado de conclusão escolar. A decisão foi tomada dia 14 de maio pelo Ministério da Educação a pedido dos secretários estaduais.

Caberá aos Estados estabelecer as regras de uso do novo Enem como certificação dos estudantes do ensino médio.

Ficará a cargo do estado: define, por exemplo, se bastará fazer a prova para receber o certificado ou se será exigido uma média mínima para ser aprovado. Ou ainda se para a aprovação valerá apenas a nota no Enem ou a avaliação escolar no decorrer do ano.

A necessidade de tornar a prova obrigatória vem da intenção dos estados e do governo federal de ter uma avaliação universal das escolas de ensino médio.

Hoje, a Prova Brasil, realizada a cada dois anos, é feita apenas para alunos da 4ª e 8ª série do ensino fundamental.

Atualmente, pouco mais de 70% dos estudantes que concluem o ensino médio já fazem o Enem. Em 2008, foram mais de 4 milhões de inscritos. Para chegar a 100% na rede pública, o MEC terá que tornar os locais de prova mais acessíveis em todo o país. Hoje, a prova é aplicada em 1.600 municípios.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
http://br.noticias.yahoo.com/s/15052009/25/manchetes-enem-sera-obrigatorio-partir-2010.html

Linda imagem.



No site do terra encontrei esta imagem e reportagem sobre a nave Atlantis.

Diz a reportgem: " A Agência Espacial Americana, Nasa, divulgou uma imagem da silhueta da nave Atlantis passando contra o Sol nesta terça-feira. A imagem foi capturada a partir do solo usando um telescópio com filtro solar.
As informações são do jornal timesonline.

Nesta sexta-feira, a tripulação da nave Atlantis irá fazer a segunda de cinco caminhadas espaciais para reparar o Telescópio Espacial Hubble.

Os astronautas concluiram nesta quinta-feira o primeira dia de trabalho para melhorar o funcionamento do telescópio, que agora já conta com uma nova e poderosa câmera para fotografar o espaço.

Após mais de sete horas de trabalho no exterior da nave, no espaço aberto, os astronautas John Grunsfeld e Andrew Feustel conseguiram substituir a velha câmera do Hubble por uma nova mais eficiente.

Eles trocaram a câmera Wide Field Planetary, de 15 anos de idade, por outra muito mais poderosa, do tamanho de um piano de parede.

A Nasa deixou claro que com esse novo instrumento, o telescópio, que transmitiu imagens incríveis das profundezas do Universo, será capaz de captar fotografias maiores, mais claras e detalhadas."

Interessante!
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3767222-EI238,00.html

quarta-feira, 6 de maio de 2009

DIA DAS MÃES.



Oração para as MÃES!


Sérgio J. de Souza


Pai, tu, sendo Deus, quiseste mostrar
entre nós tua face materna...
Por isso criaste todas as mães!
Peço-te por minha mãe,
sinal concreto e visível de teu amor entre nós.
Multiplicai os seus dias
em nosso meio!

Acompanha-a em todo riso
e em toda lágrima,
todo trabalho e toda prece,
todo dia e toda noite!

Que tua bênção cubra de luz
a vida de minha mãe para que,
inundada de ti, ela seja sempre mais
Presença do divino em minha vida. Amém!

sábado, 2 de maio de 2009

A grande preocupação mundial:



O mundo todo está em estado de alerta por causa da gripe suína, muitos casos já estão confirmados.
È importante sabermos mais, estarmos informados sobre esta gripe.
Cientistas e governos ainda buscam informações mais detalhadas sobre a doença e as formas de prevenção e tratamento.

O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.

Existem vários tipos de vírus de gripe suína? A crise atual é causada por qual vírus?

Há quatro tipos principais de gripe suína: H1N1, H1N2, H3N1 e H3N2. Cada tipo é nomeado de acordo com a variante das proteínas externas que ele possui.

A gripe tem cura?

Tem tratamento.

Como é transmitido o vírus?

Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.

Quais são os sintomas?

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.

Infecção de gripe suína é comum em humanos?

No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.

Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?

Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.

Como devo agir se estiver com os sintomas?

Não houve detecção da nova gripe no Brasil até o momento. Portanto, quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: www.saude.gov.br

E quem chegou de viagem?

Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde houve casos, como o México, e apresenta sintomas. pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.

Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?

A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias. A maioria dos mortos da gripe suína tinha entre 25 e 45 anos.

Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada?

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.

Existe vacina contra esta doença?

As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis --crianças e idosos--tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.

A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a gripe suína?

Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.

Existe algum remédio eficaz contra a doença?

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC.

Por que a OMS está em estado de alerta?

Porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afetados. A gripe suína representa o maior risco de uma pandemia em larga escala desde que a gripe aviária que ressurgiu em 2003.

Trata-se de um novo tipo de gripe suína?

Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.

Os turistas com viagens marcadas para o México deveriam ficar preocupados?

A OMS diz que não é preciso alterar planos de viagens e o México disse que não vê necessidade de fechar as fronteiras. Mas governos de países como Itália, Polônia e Venezuela aconselharam os seus cidadãos a adiarem viagens às áreas em que foram registrados casos de gripe suína no México e nos EUA. Segundo a OMC, o fechamento de fronteiras e as restrições às viagens seriam inúteis, porque o vírus já se espalhou.

Corro risco de viajar aos países atingidos?

Por enquanto não há um alerta por parte das entidades sanitárias que justifique o cancelamento da viagem. Mas adiá-la, caso possível, pode ser uma atitude preventiva. os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavar as mãos com água e sabão constantemente e evitar aglomerações, entre outros procedimentos.

Como se previne estando nesses locais?

Com máscaras, lavando sempre as mãos e evitando locais com muita gente entre outros.

Qual o tempo de incubação?

Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.

Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas?

Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.

Quais os grupos mais suscetíveis?

Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.

Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína?
Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.

Fonte: Com France Presse, Reuters, CDC e Folha de S.Paulo

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u556537.shtml