segunda-feira, 20 de julho de 2009

DIA DO AMIGO!

bonitas do orkut

RecadosOnline - Envie recados de Dia do Amigo para saber o que é bom!



Que eu não perca os GRANDES AMIGOS, mesmo sabendo
que, com as voltas do mundo, eles podem acabar indo embora de
nossas vidas...

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Escola Estadual PEDRO MACIEL

Nesta escola trabalham professoras realmente engajadas em sua missão: a construção do conhecimento e a preparação de seus educandos para a vida, para o futuro observando a realidade atual.

Localizada no Distrito de Itaí-Ijuí-RS, esta escola realizou a 6ª Feira do Livro do Colégio Estadual Pedro Maciel, quando receberam uma importantes visitas como do escritor gaúcho Pablo Morenno , da Nicole Eberle ( 1º lugar no concurso de redação da RBS TV em 2008)e da escritora Daiana Roos ( menina escritora).

O escritor Pablo Morenno em seu blog escreve: "Com poucos recursos, a escola mantém a sua Feira, num ambiente rural. Além da cultura das plantas, a escola oferece a seus alunos a cultura da alma. Fiquei tocado pela simplicidade das coisas, pelo grande afeto, pela alegria da convivência, pela colaboração dos alunos. São experiências como essa que nos oferece o IEL_Instituto Estadual do Livro. Embora precariamente, e com muitas dificuldades este ano, disponibiliza para escolas com poucos recursos a presença de um escritor para falar sobre sua obra".

Parabéns colegas e amigas ( principalmente para você Verani). O trabalho de vocês é realmente digno de divulgação e de muitos elogios.

Confira mais sobre este evento, inclusive as fotos, no blog de Pablo Morenno
http://pablomorenno.zip.net/

sábado, 11 de julho de 2009

Lousa digital



A partir deste segundo semestre, 150 professores de Hortolândia, interior de São Paulo, não mais usarão o quadro negro ( ou verde)e o giz pois passarão a utilizar o quadro digital ou a lousa digital como novo equipamento de trabalho. Serão cerca de 6 mil alunos que irão encontrar na sala de aula uma enorme tela sensivel ao toque.
Os professores de português e matemática estão sendo treinados para usar esta nova tecnologia, que será implementada em 26 escolas da cidade, em 150 turmas das 5ª séries do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio. As escolas receberão também um software com conteúdo educacional elaborado pela Universidade de São Paulo (USP).
Veja que interessante:
Apenas com o toque dos dedos, na lousa digital, é possível acessar a internet, abrir arquivos, fazer buscas, arrastar figuras, recortar, colar e até programar a gravação de conteúdos de programas.
A pedagoga Adriana Martins, da empresa responsável pela instalação do sistema comenta: "É possivel organizar reuniões e trabalhos de alunos, programar revisões, gravar apresentações de trabalhos individuais ou em grupo. Há uma infinidade de recursos que o professor pode aplicar".
Usando uma 'caneta' - nas cores azul, preta, vermelha - o professor pode escrever, destacar, sublinhar, desenhar. Outro recurso permite gravar a voz do professor e e imagens, que poderão ser reproduzidas posteriormente.
Para o professor de matemática, Kazuji Yamamoto, um dos capacitados, a informática já causa um certo fascínio nesta geração de jovens, por isso, aulas que utilizem esses recursos vão ajudar ainda mais a prender a atenção da classe, inclusive para disciplinas consideradas "chatas", como a matemática.
A introdução da lousa digital nas escolas de Hortolândia é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Estado de São Paulo e a Dell.

Beleza!
As TIC estão "invadindo" as salas de aula, as escolas, a Educação.
E os educadores?
Nós, os educadores, devemos estar dispostos a estudar, disponíveis e abertos para aprender a aprender, a nos capacitar para podermos compreender para que servem tantas ferramentas tecnológicas e como podem ser utilizadas em sua sala de aula.
Caso comtrário as tecnologias em si, sozinhas, não trarão contribuições para a construção do conhecimento dos educandos.

11 de julho de 2009, 14h52
por Rose Mary de Souza
http://tecnologia.terra.com.br/interna/