quarta-feira, 30 de setembro de 2009

DIA DO PROFESSOR.


Dia 15 de novembro festejamos o Dia do Professor.
O Ponderantes está promovendo a blogagem coletiva “Professores do Brasil”.
O evento ocorrerá na mesma data em que se comemora o dia desses profissionais que, embora sejam imprescindíveis à sociedade, estão cada vez menos valorizados.

Se você quiser participar, deverá publicar em seu blog um post relacionado ao tema proposto – “Professores do Brasil” – no próximo dia 15 de outubro.
Seu post pode conter, por exemplo, um texto crítico, um protesto, uma homenagem através de poesia, um relato sobre um professor que marcou sua vida, uma imagem, um vídeo ou o que sua criatividade desejar.


Mais informações, clique aqui.

ENEM - chegando o dia das provas.


As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano, foram criadas a partir das orientações curriculares previstas para o ensino médio, que estão estruturadas em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Por isso, o exame será constituído por quatro provas.
As provas:
* de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias - ocorrerão no sábado, dia 03 de outubro
* e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias - além da prova de redação, acontecem no domingo, dia 04 deoutubro.

Este ano, os candidatos deverão,exercitar o seu poder de reflexão e se esforçar para garantir a sua vaga na universidade selecionada. Confira as dicas do professor Tadeu Terra para as provas de sábado:

Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Fique atento a temas atuais que envolvam a questão do negro e do índio, sua contribuição cultural e relação histórica
- Estude sobre a evolução do conceito de Estado e cidadania ao longo da história
- Leia sobre os movimentos sociais, seu papel e importância ao longo da história

Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- A questão energética, fontes de energia, efeitos no meio ambiente e o crescimento sustentável, são temas certos nesta prova
- As novidades e descobertas envolvendo células- tronco, reprodução assistida e aprimoramento genético
- O clima e aquecimento global serão tratados a partir de informações sobre emissão de gases e conseqüente poluição ambiental.
Boa prova à todos alunos!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia da árvore!



No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos.

Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente

Árvore é sinônimo de vida. Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.

É mais um momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.

domingo, 20 de setembro de 2009

Eu sou gaúcha.



Rio Grande amado!
Hoje, 20 de setembro, comemoramos nossa data maior.
Data onde nós, gaúchos, demonstramos toda nosso amor por este chão, pelos nosso usos e costumes, pelas nossas raízes e nosso passado.
20 de Setembro é a data máxima do Estado so Rio Grande do Sul e do nosso povo. Neste dia, em todos os recantos, os gaúchos reverenciam a Revolução Farroupilha - marco da história e da formação política da sociedade rio-grandense - suas causas e ensinamentos.
Data transformada em feriado, por decisão da Assembléia Legislativa, a partir de Lei aprovada no Congresso Nacional, em 1996, que estendeu a mesma possibilidade a todos os Estados, o 20 de setembro é uma data que aprofunda o espírito de solidariedade, de ação unitária e coletiva e de patriotismo do povo gaúcho!
A Revolução Farroupilha, iniciada em 20 de setembro de 1835, e que durou cerca de 10 anos, envolveu em sucessivos e espetaculares combates, segundo os historiadores, cerca de 20 mil homens e mulheres em luta, resultando na morte heróica de aproximadamente 3.500 pessoas, em sua maioria revolucionários.
Unindo e mobilizando os farrapos, sob a liderança de homens e mulheres do porte de Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi, David Canabarro, Antônio da Silva Neto, Domingos Crescêncio e Anita Garibaldi, estava o sentimento de rebeldia contra a centralização do Poder Federal, que se manifestava, de forma especial, na espoliação econômica da região.
Entre as principais causas do levante, estavam a penalização dos produtos agropecuários, especialmente o charque, com altos impostos e, também, a expropriação e desvio dos recursos acumulados no Estado, até mesmo para pagar dívidas federais junto à Inglaterra.
A Revolução Farroupilha, portanto, deixou muitos ensinamentos, dentre os quais, certamente, destacam-se o sentimento de soberania em relação ao poder central, o profundo espírito de integração da sociedade com o poder público e um grande senso de patriotismo.
Tal reconhecimento ensejou ao povo sulino, sensorialmente, o sentimento de firmeza de caráter e de ação dos seus ancestrais, sensibilizando-o como um seu predestinado continuado no tempo e no espaço.
Quer mais informações? Aqui você enconta.

sábado, 19 de setembro de 2009

Mestre Giz? Sim ou Não?


No último encontro que tivemos no NTE de Ijuí( dia 17 de setembro, um dos assuntos discutidos em grupo foi o uso das TIC, ou não, pelos professores.
- O uso das novas tecnologias pelos professores na escola, ajudam ou não, na aprendizagem dos alunos?
- Quais os aspectos positivos e os negativos dessa utilização?
- Os resultados já são visísveis ou só saberemos desse sucesso ou não, daqui há 20 anos?


O texto " E agora, Mestre Giz? ", escrito pelo professor José Carlos, em seu blog "Professor Digital", faz, em forma de uma fábula, uma descrissão deste tipo de professor, com sua aula "perfeita", redondinha".
Texto para iniciar ou continuar a pensar, discutir e tomar decisões sobre os rumos da educação, da escola, do professor, dos alunos, e das novas tecnologias no cotidiano escolar.

sábado, 12 de setembro de 2009

A Internet Banda Larga.


A Revista Veja , edição de 16 e setembro de 2009, tráz uma reportagem com o título: "A banda larga e seus gargalos no Brasil". A referida reportagem critica a chamada "conexão rápida" para a internet que continua ruim no país deixado muito a desejar, com uma defasagem em relação às nações desenvolvidas, de cinco anos.

Desde 2005, a maior parte dos usuários de internet no Brasil já acessa a rede por meio da banda larga. Tornaram-se possíveis ações corriqueiras, como assistir a vídeos ou trocar fotos por e-mail. Porém, cotidianamente, os brasileiros com o serviço de banda larga ainda encontram problemas, como o tempo para baixar um vídeo de três minutos do YouTube que pode levar levar duas ou três vezes esse tempo para ser visto.
Também fazer o download de filmes em alta resolução ou a participação em videoconferências, é praticamente impensável.
Um estudo recente, aferiu a eficácia da banda larga em 42 países. O Brasil ficou em 38º posto, à frente apenas de Chipre, México, China e Índia. "Na média, as conexões brasileiras com a web estão num patamar pré-YouTube. Têm cinco anos de defasagem em relação às dos países desenvolvidos", disse a VEJA o indiano Prashanth Angani, um dos responsáveis pela pesquisa.

Leia toda a reportagem aqui.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

FERIADÃO.


Feriado na 2ª Feira = F E R I A D Ã O

Mesmo ainda sendo inverno aqui no RS, fomos aproveitar estes dias de folga para relaxar na praia.

Fomos para Tramandaí. Belíssima praia do Atlântico Sul.

Conheça um pouco de sua história aqui.

Aspectos Geográficos


Tramandaí situa-se no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil
Extensão de praia: 12km
Altitude: 1,80m

Aspectos Demográficos

Área do Município: 143,57km2
Distância da Capital: 118km
Vias de acesso: BR 290 ,BR 101, RS 30, RS 786, RS 389.

Hidrografia

O rio Tramandaí estabelece uma comunicação entre a lagoa e o mar, ou melhor, a comunicação se forma e o lago se estreita acima do ponto onde o rio deita suas águas.
As lagoas do Armazém e Tramandaí formam o estuário de Tramandaí, elas não são profundas. A Lagoa Tramandaí tem praias arenosas(ao sul), banhados(margem leste) e restingas(a sudoeste). Liga-se ao Atlântico por um canal que foi regularizado pela barra de Tramandaí. Esta lagoa recebe as águas do rio Tramandaí(pelo norte) além do rio dos Camarões, este não é mais do que um canal de ligação entre esta última e a lagoa das Custódias.

Topografia

Planície com comoros e dunas junto à costa marítima, lagoas de água salgada, doce ou saloba, com córregos e canais; lençol freático alto.

Foi um verdadeiro feriadão para curtir o marido, os amigos, a natureza, o sol, o vento típico de nossas praias e pescar, ... é, pescar sardinha no rio Tramandaí. Muito legal mesmo. Pura distração.

E agora, com as baterias recarregadas, é mergulhar nos nossos afazeres cotidianos.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

TWITTER.





O QUE É O TWITTER?
Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários envir e ler atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web, por SMS e por softwares específicos instalados em dispositivos portateis como o Twitterberry desenvolvido para o Blackberry.

O Twitter é uma comunidade de amigos e também de pessoas desconhecidas que mandam updates, flashes do que elas estão fazendo no momento ou o que ela quer você preste atenção.

Assim como no MSN e no novo Windows Live Messenger, onde aparece o nick do seu amigos e uma mensagem em cinza que pode ser definida por você, o Twitter é uma cópia da mensagem em cinza, ele permite que você coloque mensagens extremamente curtas, as quais serão enviadas para todos seus amigos.

Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet".

A utilidade mais produtiva do Twitter tem sido para empresas que desejam ouvir os clientes e oferecer reações imediatas às opiniões deles. Políticos, artistas, jornalistas e até órgãos públicos, governos estão utilizando o Twitter para interagirem com seu público, fãs ou população. Adquiriu destaque na mídia o uso do Twitter durante as manifestações ocorridas na Moldávia no início de 2009, em que os jovens organizaram-se por meio dessa ferramenta da web 2.0. A ferramenta também esteve presente no debate político e na movimentação da oposição durante as eleições presidenciais no Irã em 2009.

O Ministério da Educação (MEC), rendeu-se a nova mania mundial, o Twiter, e está, desde o início do mês de agosto, divulgando suas principais informações através do Twitter.

Segundo a Assessoria de Comunicação do MEC, o Twitter é a primeira iniciativa do Ministério da Educação para levar ao grande público as principais novidades do setor no ambiente de redes sociais da internet. O Portal MEC, reformulado em março deste ano, é mais uma opção em tempo real, para garantir a divulgação de ações da educação brasileira no ambiente virtual da internet.

Este é o endereço do MEC no Twitter: