segunda-feira, 28 de março de 2011

Qwiki

Novidade na wikipédia: é a Qwiki.
http://www.qwiki.com/

Qwiki é uma enciclopédia online cujo grande diferencial é a narração dos resultados de pesquisa. 
Após procurar por algum assunto, o usuário ouve a leitura de um texto curto explicando o verbete – apenas em inglês. Enquanto escuta o áudio, pode ainda acompanhar o texto de forma escrita.  
http://www.qwiki.com/



Segundo o blog Infosfera , do clic rbs, a página também relaciona links variados para busca de mais informações. Vídeos do YouTube, fotos da Fotopedia e definições da Wikipedia podem ser acessados por imagens que “rodam” diretamente na tela do site.
Conforme os criadores, a Qwiki já tem mais de 3 milhões de termos.
 A exemplo da Wikipedia, o refinamento das definições dos verbetes é feito de forma colaborativa com os internautas.

domingo, 20 de março de 2011

Energia nuclear

Este assunto está tomando conta dos noticiários e conversas informais. 
 Também cresce em cada um de nós a preocupação com o que está ocorrendo no Japão e nos perguntamos: estamos realmente livres de um acidente nuclear no Brasil? 

A energia nuclear é a energia liberada durante a fissão ou fusão dos núcleos atômicos.
As quantidades de energia que podem ser obtidas mediante processos nucleares superam em muitas as que se pode obter mediante processos químicos, que só utilizam as regiões externas do átomo.
Existem duas formas de aproveitar a energia nuclear para convertê-la em calor:
A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se subdivide em duas ou mais fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para produzir um novo núcleo.

A principal vantagem da energia nuclear obtida por fissão é a não utilização de combustíveis fósseis, não lançando na atmosfera gases tóxicos, e não sendo
responsável pelo aumento do efeito estufa.

A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear.

É usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coréia do Norte, Paquistão Índia, entre outros.

Como funciona uma usina nuclear
O funcionamento de uma usina nuclear é bastante parecido ao de uma usina térmica. A diferença é que ao invés de nós termos calor gerado pela queima de um combustível fóssil, como o carvão, o óleo ou gás, nas usinas nucleares o calor é gerado pelas transformações que se passam nos átomos de urânio nas cápsulas de combustível. O calor gerado no núcleo do reator aquece a água do circuito primário. Esta água circula pelos tubos de um equipamento chamado Gerador de Vapor. A água de um outro circuito em contato com os tubos do Gerador de Vapor se vaporiza a alta pressão, fazendo gerar um conjunto de turbinas que tem junto a seu gerador elétrico. O movimento do gerador elétrico produz a energia, entregue ao sistema para distribuição.

Elementos mais usados como fonte de energia
- Tório - Urânio - Actínio

Conseqüências da Energia Nuclear
A tecnologia nuclear é perigosa, já causou acidentes graves como o de Three Mile Island (EUA) e Chernobil (Ucrânia), com milhares de mortes e enfermidades decorrentes desses acidentes, além da perda de grandes áreas.
A utilização desse tipo de tecnologia continua apresentando graves riscos para toda a humanidade. Reatores nucleares e instalações complementares geram grandes quantidades de lixo nuclear que precisam ficar sob vigilância por milhares de anos. Não se conhecem técnicas seguras de armazenamento do lixo nuclear gerado.

Desastres Nucleares
- Chernobyl: No dia 26 de abril de 1986. - Bomba Nuclear: só foram usadas duas vezes em guerra, pelos Estados Unidos contra o Japão nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, elas já foram usadas centenas de vezes em testes nucleares por vários países.- Usina Nuclear (E.UA): A usina nuclear de Three Mile Island, na Pensilvânia, corre o risco de derretimento, o mais grave tipo de acidente nuclear.


Japão- 2011- Nos últimos dias, o Japão vem sofrendo a maior catástrofe desde as bombas nucleares que caíram em seu território. Apesar de toda a devastação causada por uma série de terremotos e um tsunami, o maior de todos os temores, que atrai a atenção e as preces de todo mundo, ironicamente, é causado pela mesma tecnologia que devastou o Japão em 1945 – agora usada para geração de energia elétrica.


Mais noticias sobre o assunto:
aqui; CNEN - rever programa nuclear brasileiro; Japão: desastre nuclear no Japão alterou de maneira irreversível o debate sobre o futuro desta energia no Mundo; Preocupação da presidente Dilma