TEXTOS


Como ensinar 5 procedimentos de estudo

A Revista Nova Escola trouxe uma reportagem muito útil e interessante, ou seja, de que maneira podemos ajudar nosso aluno a eleger informações importantes, fazer resumos, tomar notas, produzir esquemas e rever cálculos?

Clique aqui e leia esta e outras matérias interessantes.




Aprendem jogando ou jogam aprendendo?
Por Educadores Inovadores

A evolução tecnológica, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia e com isso vivenciamos transformações na forma como vivemos, pensamos, nos relacionamos, nos comunicamos, como trabalhamos, como aprendemos.
Com esta evolução nossos jovens também mudaram o modo de aprender.
Portanto há uma necessidade de inovação das metodologias de ensino, trazendo elementos voltados a tecnologia. 
Hoje em dia, estamos cercados pela conexão à internet, por meio de smartphones, redes sociais, e até mesmo games que têm atraído mais a atenção dos jovens do que o próprio ambiente escolar.
Como fazer para que estes jovens possam aprender os conteúdos básicos, deixando-os motivados em salas de aula? 
Leia aqui toda reportagem com um vídeo.




A era da portabilidade
Reportagem publicada no site da Revista Educação, no Especial Tecnologia, Marta Avancini afirma que “Ainda pouco difundido no Brasil, o conceito de mobile learning transforma alunos em agentes da própria aprendizagem; especialistas apontam necessidade de discussão sobre as mudanças trazidas pela tecnologia

Mobile learning ou m-learning ou aprendizagem com mobilidade é um conceito tão recente quanto essas tecnologias de comunicação. Sua definição envolve a utilização de equipamentos de informação e comunicação móveis e sem fio em processos de aprendizagem, mas não se resume a isso. Quer dizer, não basta usar um celular para registrar uma atividade de campo durante uma aula de biologia para caracterizar o m-learning.


'Dispositivos móveis podem revolucionar a educação'


Hoje vivenciamos uma época de constantes mudanças, em que informações e 
conhecimento chegam até as pessoas de forma acelerada.
Consequentemente a  educação também passa pelas mesmas mudanças da sociedade. São diversas as reestruturações, novas propostas pedagógicas, tudo para fazer com que a educação acompanhe o ritmo da evolução e atenda melhor os alunos.
Nossos alunos já chegam às escolas submersos pelas informações, pela tecnologia proveniente das mídias, da internet e dos games.
Podemos afirmar que a tecnologia auxilia na educação.
E os dispositivos móveis, cada vez mais avançados, poderão ser utilizados em sala de aula?
Leia aqui a reportagem da Revista Veja, que dá título a este post.






Instituto Claro lança cartilha "Tecnologias na escola"


No dia 09 de dezembro de 2011 foi lançada a cartilha “Tecnologias na escola”, publicação elaborada por Carlos Seabra, consultor e coordenador de projetos de tecnologia educacional e redes sociais e autor de diversos artigos, softwares e sites educacionais sobre o tema.

A cartilha está disponível para download aqui no Portal.  O objetivo é ajudar os educadores a repensarem o formato tradicional de educação, usando nesse processo as ferramentas digitais. “Para um professor ensinar a ler, ele precisa saber ler. Para ensinar a escrever também. Com a tecnologia não é diferente”, afirma Seabra, que também será conferencista do encontro. 

A reportagem completa sobre o assunto e o link para fazer o download completo da Cartilha Tecnologias na escola  
AQUI.





PÁSCOA

Luis Fernando Veríssimo

- Papai, o que é Páscoa?
- Ora, Páscoa é... bem... é uma festa religiosa!
- Igual ao Natal?
- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
- Ressurreição?
- É, ressurreição. Carmen, vem cá!
- Sim?- Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
- Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o queaconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
- Mais ou menos... Mamãe, Jesus era um coelho?
- O que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu ! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola ? Deus me perdoe ! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!
- Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?
- É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.
- O Espírito Santo também é Deus?
- É sim.
- E Minas Gerais?
- Sacrilégio!!!
- É por isso que a ilha de Trindade fica perto do Espírito Santo?
- Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entendedireito. Mas se você perguntar no catecismo a professora explica tudinho!
- Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
- Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos.
- Coelho bota ovo?
- Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
- Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
- Era... era melhor,sim... ou então urubu.- Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né? Que dia ele morreu?
- Isso eu sei: na Sexta-feira Santa.
- Que dia e que mês?
- Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na Sexta-feiraSanta e ressuscitou três dias depois, no Sábado de Aleluia.
- Um dia depois!
- Não três dias depois.
- Então morreu na Quarta-feira.
- Não, morreu na Sexta-feira Santa... ou terá sido na Quarta-feira de Cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na Sexta mesmo e ressuscitou nosábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!
- Papai, porque amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?
- É que hoje é Sábado de Aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.
- O Judas traiu Jesus no Sábado?- Claro que não! Se Jesus morreu na Sexta!!!- Então por que eles não malham o Judas no dia certo?
- Ui...
- Papai, qual era o sobrenome de Jesus?
- Cristo. Jesus Cristo.
- Só?
- Que eu saiba sim, por quê?
- Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?
- Ai coitada!
- Coitada de quem?
- Da sua professora de catecismo!


           Rio ganha a 1ª escola pública “verde” do país


04/05/2011 - Painéis solares, área para reciclagem e reaproveitamento de água da chuva são algumas das muitas características que compõem o projeto da primeira escola sustentável do país, desenvolvido pelos arquitetos da Arktos – Arquitetura Sustentável, Maria José De Mello Gerolimich e Rafael Tavares de Albuquerque.
Previsto para ser inaugurado no próximo dia 07, o Colégio Estadual Erich Walter, localizado em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, foi escolhido para ser o Piloto da Primeira Escola Padrão Verde da América Latina (UEC Unidade de Ensino Catavento), o primeiro de outros 40 possíveis projetos de escolas verde no país.
A obra de Santa Cruz é uma parceria bem sucedida entre a SEEDUC do Rio de Janeiro (Secretaria de Estado de Educação) e a empresa ThyssenKrup CSA. Os arquitetos responsáveis pela Escola Padrão contam que desde 2004 vêm lutando pela implantação do Projeto Educacional Sustentável.
“Sempre focamos nosso trabalho em escolas, pois temos grande afinidade com o assunto e entendemos que não houve grandes investimentos, novidades e aprimoramento no campo da Educação nos últimos 30 anos”, disse a arquiteta e autora do projeto, Maria José.
Somente agora, em 2011, com incentivo da empresa ThyssenKrup CSA, foi possível promover uma estrutura escolar sustentável e inovadora. Tanto que o Colégio Erich Walter foi indicado pelo próprio Green Building Council Brasil como estudo de caso, na Feicon 2011, por conta do pioneirismo em Escolas Sustentáveis no país.
Esta é a primeira escola a conseguir certificação LEED Schools (sigla em inglês para liderança em energia e design ambiental), própria para escolas com projeto sustentável. Para ter uma ideia, apenas 120 escolas no mundo obtiveram essa certificação. Dessas, 118 ficam nos EUA, uma na Noruega e outra em Bali.
“Com essa Certificação Internacional, todo o mundo dá credibilidade e veracidade para as informações, ações, equipamentos, tecnologias e dados de eficiência a que foram propostos, pois fomos mensalmente monitorados por um consultor LEDD AP habilitado, devidamente documentado com fotos, dados técnicos e plantas e, após a conclusão da obra, ainda seremos monitorados para a avaliação dos resultados”, explicou a arquiteta.
Para obter a certificação LEED Schools, a escola precisa atender alguns requisitos, como a apresentação de um relatório ambiental da qualidade do solo, que comprove não haver perigo à saúde das crianças, e o tratamento acústico tanto nas salas de aula como nos corredores e ambientes próximos.
O projeto foi desenvolvido com base nos aspectos da sustentabilidade, que de acordo com a autora promovem uma ação inovadora e educadora, já que o  prédio passa a ser também educador e formador de cidadãos conscientes. “Para um país de terceiro mundo latino, e com a maior visibilidade no mundo pelos seus recursos naturais e potência, acredito que isso possa ser um marco em projetos inovadores, pois não se trata de prédio comercial, esportivo ou turístico”, afirmou Maria José.
A escola tem o formato de um catavento, que como o próprio nome sugere, "cata" o vento e promove, através da exaustão do ar quente que sobe, uma agradável sensação térmica interna, inclusive promovendo a iluminação natural durante todo o dia, o que faz com que o consumo de energia de luz seja reduzido.
O projeto desenvolvido pela Arktos – Arquitetura Sustentável conta, ainda, com a instalação de bicicletários, vagas especiais para veículos de baixa emissão, aumento, manutenção e recuperação das áreas verdes originais encontradas no local, pavimentação permeável, telhado verde (com acesso à visitação), reaproveitamento das quadras existentes, redução de ilhas de calor, reaproveitamento de 100% do material de entulho que seria gerado na obra, área para reciclagem, uso de 70% da permeabilidade do terreno, ajudando a evitar as enchentes e ajudando na recuperação do lençol freático, reaproveitamento de água de chuva em vasos sanitários, lavagem do pátio e irrigação de áreas verdes, uso de revestimento com baixos índices de compostos orgânicos voláteis, forros acústicos, válvulas de duplo acionamento, toda iluminação em lâmpadas LED, equipamentos de ar condicionado eficientes e painéis solares para aquecimento de água.
A escola é, também, totalmente adaptada para receber alunos com necessidades especiais. O projeto contempla desde a estrutura do prédio, onde as partes podem mudar de lugar facilitando a construção em qualquer tipo de terreno, até as características mais fundamentais como portas mais largas, pisos táteis, rampas com pouca inclinação e inscrições em braile.

Fonte: Ciclo Vivo (Publicado em 29/04/2011)