segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A Web 2.0



Todos concordamos que as TICs (tecnologias da informação e comunicação)estão contribuindo para a criação de novos espaços de construção do conhecimento.
Hoje não só a escola, mas outros espaços como empresas, igrejas, residências e associações de bairros desempenham o papel de educar, de construção do conhecimento, de minimizar o problema da exclusão social.
Podemos acessar a qualquer momento ao ciberespaço da formação e da aprendizagem a distância, buscar fora das escolas a informação disponível nas redes de computadores e em serviços disponibilizados pela Internet que respondem às suas exigências pessoais de conhecimento. Assim está se rompendo a noção de um tempo rígido para a aprendizagem. " O espaço da aprendizagem é aqui,em qualquer lugar; o tempo de aprender é hoje e sempre."
As conseqüências para a educação são enormes, gerando um clima de incertezas e de reflexões sobre o uso dessa tecnologia nova no dia a dia da escola.
Os ambientes de aprendizagem do futuro serão necessariamente abertos e flexíveis, interativos, combinando diferentes modos e estilos de aprendizagem dependendo do objeto de estudo, do aluno, do professor, do contexto, respeitando o nível de desenvolvimento cognitivo de cada um. Teremos de propor aos alunos abordagens multidisciplinares que os preparem para lidar com as incertezas de um mundo global em que aprendizagem e o conhecimento são os únicos instrumentos para evitar a exclusão social.
Os professores terão que se preparar, buscar capacitações, formações para estes novos conhecimentos dentro da informática e de seus recursos possíveis de serem adaptados para a sala de aula.
Hoje a Internet já não é apenas um espaço para buscar formação mas é um ambiente descentralizado de autoridade,onde o conhecimento é construído de forma colaborativa já que cada um pode aceder, utilizar e reeditar a informação.
Temos que nos preparar para enfrentar os desafios da nova geração da Internet – a Web 2.0. A filosofia da Web 2.0 prima pela facilidade na publicação e rapidez no armazenamento de textos e ficheiros, ou seja, tem como principal objetivo tornar a web um ambiente social e acessível a todos os utilizadores, um espaço onde cada um seleciona e controla a informação de acordo com as suas necessidades e interesses.


O termo Web 2.0, da autoria de Tim O'Reilly,surgiu numa sessão de brainstorming no MediaLive International em Outubro de 2004 que sobre ele tecia as seguintes considerações:
"A web 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede
para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva."

Um comentário:

Adroaldo José Dallabrida disse...

Ola colega
Voce é dez
Parabens, continue pesquisando e esrevendo suas idéias sobre as TICs.
Um abraço.