sexta-feira, 17 de abril de 2009

Objetos de Aprendizagem.



No Curso de Especialização em Informática na Educação( PUCRS), a disciplina de Objetos de Aprendizagem que iniciou em março, tem nos proporcionado muitas leituras sobre OA ( Objetos de Aprendizagem).
Como esta disciplina tem exigido muito , principalmente em envolvimento e tempo, além das demais atividades do dia a dia ( família, casa, escola, ...), não tenho feito novos post.

Hoje gostaria de destacar um pouco do que temos visto sobre os objetos de Aprendizagem:
Definições

“Qualquer recurso digital que possa ser reutilizado no processo para assistir à aprendizagem”. (Wiley 2000)

“A idéia principal de OA é particionar o conteúdo educacional em pequenos
segmentos que podem ser reusados em diversos ambientes de aprendizagem segundo a idéia de programação orientada a objetos”.

“Ferramentas reutilizáveis desenvolvidas visando apoiar o processo de ensino e
aprendizagem. Na maior parte são constituídos por recursos digitais como vídeos, softwares, animações, imagens,...”

“Qualquer recurso digital,com um objetivo educacional claro, e que tenha algum potencial de ser reutilizado num contexto diferente do originalmente proposto”. (RIVED)

Assim, temos alguns termos importantes que podemos destacar:

–digital
–reutilizável
–aprendizagem
.

Outros termos que podemos usar para designar Objetos de Aprendizagem:
• Objetos educacionais
• Objetos de aprendizado
• Objetos educacionais digitais
• Learning Objects (LO)

Características

Autônomo
–pode ser apresentado individualmente
Interativo
–requer que o usuário interaja de alguma forma
Reutilizável–reusados diversas vezes em diferentes contextos de aprendizagem sem modificação
Agrupável–podem ser agrupados em conjuntos maiores de conteúdos, incluindo estruturas tradicionais de cursos
• Identificado por metadados
–possui informações que os descrevem permitindo a catalogação e busca
Exemplos
• Simulações
• Animações
• Tutoriais, hipertextos, sites www
• Clips de áudio e vídeo, fotografias
• Jogos, programas específicos
• Mapas, histogramas, gráficos
• Testes, avaliações
• Lições, módulos de conteúdo
Fonte: http://moodle.pucrs.br/course/

Um comentário:

Professora Maria Dalva disse...

Oi,colega!
Só que a realidade da escola fica muito longe da evolução tecnológica.
Os avanços tecnológicos estão sendo inseridos em nosso meio com muita rapidez e os nossos governos não oferecem a escola condições para acompanhar essas mudanças.