sábado, 6 de junho de 2009

Dica legal:


Navegando pela Internet, neste sábado frio, encontrei esta dica muito legal para quem, como eu, adora ficar clicando com a máquina fotográfica, tudo que encontra pela frente.

Saiba como criar uma apresentação com suas fotos digitais:


Esses slides ficam disponíveis no computador (podem ser acompanhados de trilha sonora, efeitos e legendas), mas também podem ir para o aparelho de DVD. Dessa forma, você poderá mostrar as fotos para parentes e amigos na TV da sala, substituindo os já obsoletos álbuns de família. É possível que você já tenha visto uma exibição desse tipo em telões de casamento ou de festas de aniversário.

Pela facilidade de uso e praticidade, usaremos o Picasa.
Há, no entanto, muitos outros softwares que podem executar essa mesma função – o Microsoft PowerPoint também desempenha bem este papel, assim como o site Imageloop, que permite a criação e compartilhamento dos slideshows em diversas redes sociais, como Orkut, Facebook e MySpace.

Picasa é uma poderosa ferramenta para organizar, editar e personalizar fotos.

Para usar esse programa gratuito, que está na versão 3.0, você precisará baixar o Picasa no seu computador – a ferramenta está disponível para download no Baixatudo.

O Picasa é um organizador de imagens completo, que tem diversas funcionalidades.

Criação de slideshows de fotos:

1º) Organize todas as imagens que você quer colocar em um único álbum. Para isso, tecle CTRL+N ou vá até Arquivo > Opção > Novo álbum.
2º) Defina um nome para o álbum e preencha os demais dados. A partir daí é só arrastar as imagens para dentro do álbum. Ao fazer isso, as imagens são apenas copiadas, e não removidas do lugar de origem – dessa forma, suas fotos continuarão nas pastas onde estavam e seu trabalho não será perdido.
3º) No menu de contextos do álbum fica o botão Criar apresentação de filme. Quando você clicar nele, o aplicativo irá carregar a ferramenta que permite editar e personalizar os efeitos de animação no slideshow das fotos do álbum. À esquerda existem três abas (filme, slides e clipes), onde é possível fazer as configurações abaixo:

1. Aba Filme
Faixa musical: Recurso que permite associar um arquivo de som (MP3 ou WMA) ao slideshow. O programa permite três tipos de configuração de áudio. A alternativa “truncar áudio” exibe os slides independentemente do tempo de áudio: se você tiver 5 minutos de música e os slides durarem 3 minutos, o áudio será cortado no final dos slides. A segunda opção, “adequar fotos ao áudio”, irá exibir uma única vez todas as fotos, com intervalos definidos para durar todo o tempo da música. Por fim, a opção “fazer loop de fotos para corresponder ao áudio” permite definir o tempo entre cada slide: eles ficam passando enquanto durar o som.
Estilo de transição: Recurso que permite definir como serão as transições entre os slides. Há diversas opções e, por isso, vale a pena testar todas para saber de qual você mais gosta.
Dimensões: Defina a dimensão (largura x altura) dos slides, inclusive com opções em widescreen, para serem exibidas em telas deste formato. A opção “mostrar legendas” exibe textos associados a cada um dos slides.

2. Aba slide
Essa aba serve para configurar opções de um slide específico, criando uma legenda e definindo seu tipo de letra, tamanho e cor. Também existe uma boa variedade de estilos de legenda predefinidos, que podem ser escolhidos no combo intitulado “modelo”. Nessa aba também é possível escolher a cor de fundo do slide.

3. Aba clipes
Aqui é possível gerenciar as imagens que compõem a animação, permitindo adicionar novas imagens e remover alguma indesejada.

Montagem com as abas de configuração do Slideshow e também a barra de tempo, para determinar a ordem das fotos na apresentação

>>>> Tempo
A barra de tempo mostra a ordem em que as imagens serão exibidas. Ela facilita a reorganização de cada foto de uma forma bem simples: basta clicar sobre a imagem e arrastá-la para a nova posição.

Caso queira editar uma imagem específica, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e vá à opção “visualizar e editar”. Quando fizer isso, o editor de imagens do Picasa será aberto.

>>>> Gravação
Para gravar a apresentação dos slides no formato definido anteriormente, basta clicar no botão “criar filme”. O Picasa irá levar alguns minutos para compilar um arquivo no formato WMV (Windows Media Movie).

Com o slideshow gravado, você pode exportar a apresentação para sites de vídeo, como o YouTube, ou gravar o conteúdo em mídias.

1. YouTube
É possível colocar seu filme na internet, para que todos assistam. Para isso, clique no botão “YouTube”, que aparece na barra de ferramentas do Picasa. Na tela de configuração, preencha um título, descrição e categoria do vídeo. Você poderá também associar palavras-chave para o vídeo.

Dica: você precisa ter uma conta no YouTube para transferir seu vídeo. Para criar uma conta, clique aqui.

2. CD/DVD
Na aba biblioteca do Picasa, os filmes criados ficam na pasta projetos. Clique sobre o vídeo e observe o menu de contexto que contém o ícone “criar um CD para presente”. Clique nele e, na seqüência, clique em “gravar disco”. Seu slideshow será transferido para a mídia e, assim, você poderá exibir o conteúdo na TV da sala, na próxima festa em família.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1167612-6174,00.html
* Fernando Panissi é especialista em tecnologia e internet, formado em Sistemas de Informação com extensão em gestão. É professor universitário e ministra cursos de extensão em desenvolvimento de sistemas.

Nenhum comentário: