domingo, 22 de novembro de 2009

Luz, Câmera, Educação!



Educomunicação - Método de ensino no qual a comunicação em massa e a mídia em geral são usadas como elementos de educação. É também um campo de convergência entre a educação e outras ciências humanas.

O conceito de educomunicação começou a surgir a partir dos anos 1960 a partir de experiências de ensino realizadas no âmbito na ECA - USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo).

*** Consiste, basicamente, em utilizar as tecnologias e as linguagens das mídias para que as pessoas e os grupos expressem o que sentem e pensam e, assim, decidam o que querem para si mesmos e para o mundo em que vivem.


A Geografia dentro e fora da sala de aula;


Fazer o estudante abandonar o lugar de mero espectador para colocar de fato a mão na massa eproduzir reportagens é uma fórmula que dá certo. Mas o processo não é fácil!
Foi isso que a professora Luzia Feitosa realizou com seus alunos de 7ª série na EMEF Professor João de Lima Paiva, localizada em Guaianases, extrema periferia da zona leste da capital.
O que a professora Luzia não imaginava é que ao aceitar o desafio e motivar a produção de mídia coletiva, dentro e fora da sala de aula, estaria colocando em prática o conceito daeducomunicação . Ela nos afirma que: “Aos poucos fomos construindo a pauta em sala de aula, eles definiam os entrevistados, os temas. Mas coisas simples, como manusear a câmera corretamente, só aprendemos depois de muitos erros e avaliação”, lembra.
Essa ideia, que partiu dos alunos em um bate-papo em classe, resultou em um ano de trabalho de campo efetivo, com mais de 35 horas de gravação, incluindo entrevista com o subprefeito da região e líderes comunitários. E o produto final, o videodocumentário intitulado “O Lugar Onde Vivo”, rendeu a Luzia o prêmio Educador Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita e disputado por mais de três mil professores de todo o Brasil.

Nenhum comentário: