quarta-feira, 16 de junho de 2010

Maria Montessori



Maria Montessori
(1870-1952)

Educação pelos sentidos e pelo movimento.

Foi na Itália que nasceu este exemplo de pessoa humana.
Desde menina manifestou interesse pelas matérias científicas, principalmente matemática e bliologia, resultando em conflito com seus pais, que possuíam o desejo que ela seguisse a carreira de professora.

Indo contra expectativas familiares, formou-se em medicina, iniciando um trabalho com crianças com necessidades especiais na clínica da universidade, vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em crianças sem problemas os procedimentos usados na educação dos não normais.

Observou também, crianças que ficavam brincando nas ruas e criou um espaço educacional a estas crianças.

A pedagogia montessoriana relaciona-se à normatização (consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade).

As escolas do Sistema Montessoriano são difundidas pelo mundo todo.

O método montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, alem de proporcionar a cooperação.


Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade, enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é envolvimento, achava que era função da educação favorecer esse desenvolvimento. Os estímulos externos formariam o espírito da criança, precisando, portanto, ser determinados.

Assim, na sala de aula, a criança era livre para agir sobre os objetos sujeitos à sua ação, mas estes já estavam preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que desenvolveu. A pedagogia de Montessori insere-se no movimento das Escolas Novas, uma oposição aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança.

Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins-de-infância e para as primeiras séries do ensino formal.

O material criado por Montessori pressupõe a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função estimular e desenvolver na criança um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.

Produziu uma série de cinco grupos de materiais didáticos:
 Exercícios para a vida cotidiana
 Material sensorial
 Material de linguagem
 Material de matemática
 Material de ciências

Estes materiais se constituem de peças sólidas de diversos tamanhos e formas: caixas para abrir, fechar e encaixar; botões para abotoar; série de cores, de tamanhos, de formas e espessuras diferentes. Coleções de superfícies de diferentes texturas e campainhas com diferentes sons.
O Material Dourado baseia-se nas regras do sistema de numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira. O material é composto por cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos.
Este material é de grande importância na numeração, facilitando a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão. Desperta no aluno a concentração e o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora, pois a criança está sempre predisposta ao jogo; permite o estabelecimento de relações de graduação e de proporções, e ajuda a contar e a calcular.
O aluno usa (individualmente) os materiais à medida de sua necessidade, e por ser autocorretivo, faz sua autoavaliação.
Os professores são auxiliares de aprendizagem, logo, pode-se dizer que o sistema, muitas vezes, peca pelo individualismo, embora hoje sua utilização seja feita em grupo.
No trabalho com esses materiais a concentração é um fator importante. As tarefas são precedidas por uma intensa preparação, e, quando terminam, a criança se solta, feliz com sua concentração, comunicando-se então com seus semelhantes, num processo de socialização. A livre escolha das atividades pela criança é outro aspecto fundamental para que exista a concentração e para que a atividade seja formadora e imaginativa. Essa escolha se realiza com ordem, disciplina e com um relativo silêncio. O silêncio também desempenha papel preponderante. A criança fala quando o trabalho assim o exige, a professora não precisa falar alto.
Pés e mãos têm grande destaque nos exercícios sensoriais (não se restringem apenas aos sentidos), fornecendo oportunidade às crianças de manipular os objetos, sendo que a coordenação se desenvolve com o movimento.
Em relação à leitura e escrita, na escola montessoriana as crianças conhecem as letras e são introduzidas na análise das palavras e letras; estando a mão treinada e reconhecendo as letras, a criança pode escrever palavras e orações inteiras.
Em relação à matemática, os materiais permitem o reconhecimento das formas básicas, o estabelecimento de graduações, proporções e comparações e induzem a contar e calcular.

Método Montessori:
educação, vida e educação para a vida.

Fonte: ZACHARIAS, Vera Lúcia Camara. Montessori. Disponível em: ttp://www.centrorefeducacional.com.br/montesso.html>. Acesso em: 01/ junho/ 2010.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Montessori. Acesso em: 25/05/2010
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materias_295179.shtml Acesso em: 25/05/2010

terça-feira, 15 de junho de 2010

HQ e a Copa do Mundo 2010

Todas as atenções estão voltadas para o Continente Africano, mais precisamente para a África do Sul, país sede da Copa do Mundo de 2010.
Ansiedade, nervosismo, euforia, torcida, assistir aos jogos pela TV, dar seus palpites, gritar enfim, é um conjunto de emoções que toma conta de todos nós.

Vamos lá Brasil!!!!
Vamos lá Dunga! Nós ijuienses estamos do teu lado.

Os "convocados" para a formar a seleção brasileira de futebol para a copa do mundo.

Copa do Mundo: HQ e animação para a seleção Japonesa.

A empresa Adidas criou 13 incríveis painéis gigantes para homenagear a seleção Japonesa. Todas as peças foram pintadas por crianças e cada uma, retrata além dos jogadores, o técnico Takeshi Okada. Com aproximadamente 300 metros, a super HQ mangá só pode ser vista completa do céu.



sexta-feira, 11 de junho de 2010

HQ - Produção dos alunos


Autor Jonatan da Turma 205
Clique na HQ para visualizá-la melhor.

Esta HQ está abordando o conteúdo "Reforma Religiosa" trabalhado nas aulas de história.
Pretende mostrar, através do olhar dos adolescentes de agora, a sua compreensão sobre uma parte da história do século XVI.
Relaciona-se com o surgimento e crescimento do luteranismo, calvinismo ( apoio da burguesia pré-capitalismo) e anglicanismo no mundo europeu, a ruptura da hegemonia do catolicismo romano e sua expansão no Novo mundo: América e África.

sábado, 5 de junho de 2010

Hoje é o dia Mundial do Meio Ambiente.


Viver num mundo ecologicamente perfeito ainda está distante da nossa realidade.

Lembremos que somos milhões de pessoas dividindo o mesmo planeta com outras milhões de espécies e que, somente juntos poderemos desfrutar de um futuro mais próspero e seguro.

Mas dá para diminuir o impacto ambiental da nossa existência, despertando e ensinando atitudes básicas em casa, como separar o lixo úmido do seco, reutilizar água, usar a iluminação das janelas e não deixar a luz acesa no quarto quando sair, desligar a televisão, cuidar do jardim, plantar uma horta caseira e cuidar dos animais.

São formas simples e acessíveis para ensinar que podemos viver de forma sustentável.

Sustentabilidade é suprir as necessidades da geração atual sem afetar as gerações futuras. E para isso três palavras com a letra "R" são importantes: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.


Kigali, capital da Ruanda, foi escolhida para sediar este ano as celebrações globais do
Dia Mundial do Meio Ambiente.

Segundo o PNUMA, a combinação de uma riqueza ambiental, incluindo espécies raras como os gorilas das montanhas, com a implementação de políticas verdes inovadoras foram os motivos deste país da África Central ter sido escolhido para as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

Os principais objetivos das comemorações são:

* Mostrar o lado humano das questões ambientais;

* Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;

* Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;

* Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro
e mais próspero

Junho - mês vital para avanços rumo a um futuro de baixo carbono


Segundo a rede WWF, o mês de junho será importante para dar novo impulso aos esforços globais em prol de um futuro de baixo carbono e com segurança climática.

Negociações sobre clima iniciaram em 31 de maio em Bonn, na Alemanha, quando ONU e as Cúpulas do G8 e G20 na última semana deste mês, poderão estimular significativamente uma série de avanços que são essenciais para conseguir o tão almejado acordo global sobre clima e acelerar a conquista de um futuro de baixas emissões de carbono.

A Conferência de Copenhague não produziu o tratado ambicioso de que o mundo precisa. No entanto, o diálogo sobre alguns dos elementos críticos do pacote de negociação nos colocou muito próximos de um acordo adequado. Neste sentido, o reinício das negociações em Bonn precisa ser a retomada do caminho para avanços concretos até a COP16 em Cancún, México, ao final do ano.

A Rede WWF considera que os negociadores em Bonn poderão avançar e praticamente concluir alguns dos debates mais importantes, como a proteção das florestas via mecanismos de apoio à redução de emissões de desmatamento e degradação florestal (a agenda REDD+) e sobre o financiamento para atividades que visam a resiliência climática e o desenvolvimento de baixo carbono nos países em desenvolvimento."
Esta é uma data importante, já que o fim do primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto é 2012 e as decisões sobre novas metas precisam ocorrer antes deste prazo." O WWF recomenda :"Os países só vão superar o desafio dos 'gigatonnes' se eles acelerarem a transformação das economias para operarem com baixas emissões de carbono, fecharem as brechas que enfraquecem seus Planos de Ação Nacionais e trabalharem unidos para estender os efeitos dos seus esforços de transformação, incluindo fontes de poluição adicionais que não foram regulamentadas até o momento".
Ao Brasil, cabe uma lição de casa importante. Os avanços observados no ano de 2009, com a definição de metas e aprovação de legislação que estabelece a Política Nacional de Clima e o Fundo Clima precisam sair do papel. "As ações do governo no âmbito interno precisam estar alinhadas, embasar e ajudar a orientar a nossa política externa sobre mudanças do clima", afirma Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil. "

Fonte:





terça-feira, 1 de junho de 2010

Tutorial de HQ usando o BrOffice.writer

Tutorial de Histórias em Quadrinhos
Este é o tutorial que preparamos para a oficina de História em Quadrinhos do Seminário do NTE de Ijuí.
Através desse tutorial, as HQ serão criadas utilizando-se o BrOffice.writer.org

Clique AQUI para ler melhor.