domingo, 20 de fevereiro de 2011

Scratch

O que é o Scratch?

O Scratch é uma nova linguagem gráfica de programação, inspirada no Logo, que possibilita a criação de histórias interativas, animações, simulações, jogos e músicas, e a partilha dessas criações na Web.

O termo Scratch provém da técnica de scratching utilizada pelos Disco-Jockeys do Hip-Hop que giram os discos de vinil com as suas mãos para a frente e para trás de modo a fazer misturas musicais de forma original. Com o Scratch é possível fazer algo semelhante, misturando diferentes tipos de clips de media(gráficos, fotos, músicas, sons) de formas criativas.

Um dos seus grandes objetivos é desenvolver uma comunidade online e uma cultura de partilha entre os seus utilizadores. Depois de se construir um projeto Scratch pode partilhar-se esse projecto no site do Scratch ou inseri-lo numa outra página da Web.

Esta aplicação, destinada a ser utilizada por crianças a partir dos 8 anos, foi desenvolvida pela equipaLifelong Kindergarten do MIT Media Lab, coordenada por Mitchel Resnick.

Você pode fazer o Download do programa a partir do site http://scratch.mit.edu/.

Na seção Support do site existem vários materiais de apoio à utilização do programa: vídeos, guiões, listagem dos comandos,,, É muito fácil começar a trabalhar com esta aplicação que possui igualmente potencialidades de programação muito complexas que podem servir de suporte a uma grande diversidade de projectos.

Se quiser dar os primeiros passos no mundo do Scratch, dispõe aqui de uma apresentação desta linguagem de programação e de um guião de exploração em português.


Se você quiser fazer o download de algum projeto pronto, para ter acesso à sua programação deve inscrever-se no site do Scratch através da opção Signup for an account.



Nenhum comentário: