terça-feira, 20 de setembro de 2011

O uso de blogs na educação


Podemos dizer que as principais contribuições que os blogs podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem são, sem dúvida, a possibilidade da criação coletiva e a aproximação de alunos e professores.
Nas palavras da especialista Suzana Gutierrez, da UFRGS “São aplicativos fáceis de usar que promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração”, explica. “Blogs possuem historicidade, preservam a construção e não apenas o produto (arquivos); são publicações dinâmicas que favorecem a formação de redes”, completa.
Cada vez mais as escolas e os professores estão utilizando-os para divulgar os trabalhos de seus alunos e compartilhar atividades de sala de aula com colegas de profissão.
"Para facilitar suas postagens, a Microsoft Parceiros na Aprendizagem disponibilizou por meio do site Conteúdos Educacionais, o Windows Live Write, um programa totalmente gratuito que permite que qualquer pessoa crie postagens de blogs e edite-as antes da publicação efetiva no seu blog.  
Com esse software, você tem total liberdade para inserir facilmente fotos, vídeos e personalizá-los da maneira que desejar. 
Não há restrições, você pode utilizar qualquer tipo de provedor de serviço de blog."

Nenhum comentário: