domingo, 27 de fevereiro de 2011

Moacyr Scliar


Rio Grande do Sul amanheceu de luto.
O escritor Moacyr Scliar morreu à 1h desta madrugada, aos 73 anos, em Porto Alegre, cidade onde nasceu e viveu por toda a vida.
Ele estava internado no Hospital de Clínicas da capital gaúcha desde 17 de janeiro, após sofrer um acidente vascular cerebral.
O velório será na Assembléia Legislativa gaúcha, no Salão Júlio de Castilhos, a partir das 14h deste domingo. O sepultamento será na segunda-feira, 28, em cerimônia reservada a familiares e amigos.
Principais obras do autor:

1. A Guerra no Bom Fim (L&PM, 1972)
Em seu primeiro romance, Scliar narra a história de Joel, que se recorda de sua infância nos anos 1940 no bairro judaico do Bom Fim, em Porto Alegre, e sua descoberta da maturidade em meio aos ecos da guerra na Europa.

2. O Exército de um Homem Só (L&PM, 1973)
Comunista durante a juventude, Scliar faz do protagonista do romance, Mayer Guinzburg, o “Capitão Birobdjan”, sua versão desencantada do Quixote.

3. O Centauro no Jardim (Companhia das Letras, 1980)
No interior gaúcho, o quarto filho de uma família nasce centauro. Metáfora a um só tempo da condição judaica, do imigrante e da individualidade atropelada pelo coletivo. É uma de suas obras-primas.

4.Contos Reunidos (Companhia das Letras, 1995)
Inclui seus melhores contos, como A Balada do Falso Messias, As Ursas, Os Leões, Pausa, Lavínia e Cego e Amigo Gedeão à Beira da Estrada.

5. A Mulher que Escreveu a Bíblia (Cia. das Letras, 1999)
Primeiro livro da “trilogia bíblica”, tem como protagonista a concubina mais feia do harém do Rei Salomão.

6. Saturno nos Trópicos (Companhia das Letras, 2003)
Ampla e rigorosa história da melancolia.

7. Os Vendilhões do Templo (Companhia das Letras, 2006)
O autor reconta o episódio em que Jesus expulsa os vendilhões do templo pela ótica de um deles, uma espécie de protocapitalista com projetos grandiosos.

8. Enigmas da Culpa (Objetiva, 2007)
Ensaio no qual o escritor analisa a presença central da culpa no centro da civilização judaico-cristã.

9. Manual da Paixão Solitária (Companhia das Letras, 2008)
Com humor, Scliar reconta a história da família de Onã – aquele mesmo, que deu origem à palavra “onanismo” para não engravidar a mulher de seu irmão. Prêmio Jabuti de Livro do Ano.

10. Eu Vos Abraço, Milhões (Companhia das Letras, 2010)
Inflamado pelo sonho socialista, jovem filho de capataz muda-se para o Rio em 1929, testemunha os efeitos do Crash da bolsa de Nova York, a construção do Cristo Redentor e a revolução liderada por Getúlio Vargas.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Scratch

O que é o Scratch?

O Scratch é uma nova linguagem gráfica de programação, inspirada no Logo, que possibilita a criação de histórias interativas, animações, simulações, jogos e músicas, e a partilha dessas criações na Web.

O termo Scratch provém da técnica de scratching utilizada pelos Disco-Jockeys do Hip-Hop que giram os discos de vinil com as suas mãos para a frente e para trás de modo a fazer misturas musicais de forma original. Com o Scratch é possível fazer algo semelhante, misturando diferentes tipos de clips de media(gráficos, fotos, músicas, sons) de formas criativas.

Um dos seus grandes objetivos é desenvolver uma comunidade online e uma cultura de partilha entre os seus utilizadores. Depois de se construir um projeto Scratch pode partilhar-se esse projecto no site do Scratch ou inseri-lo numa outra página da Web.

Esta aplicação, destinada a ser utilizada por crianças a partir dos 8 anos, foi desenvolvida pela equipaLifelong Kindergarten do MIT Media Lab, coordenada por Mitchel Resnick.

Você pode fazer o Download do programa a partir do site http://scratch.mit.edu/.

Na seção Support do site existem vários materiais de apoio à utilização do programa: vídeos, guiões, listagem dos comandos,,, É muito fácil começar a trabalhar com esta aplicação que possui igualmente potencialidades de programação muito complexas que podem servir de suporte a uma grande diversidade de projectos.

Se quiser dar os primeiros passos no mundo do Scratch, dispõe aqui de uma apresentação desta linguagem de programação e de um guião de exploração em português.


Se você quiser fazer o download de algum projeto pronto, para ter acesso à sua programação deve inscrever-se no site do Scratch através da opção Signup for an account.



Mais um software gratuito de ensino

Através do blog Aprendizagem digital, conheci o Software gratuito de ensino chamado ALICE.

Este software permite que o usuário programe facilmente um ambiente gráfico virtual 3D.

Vantagem: é um aplicativo livre e gratuito e que está disponível na Internet.

Pode ser usada como material didático.

“Embora haja atividades com o Alice em diversas faixas etárias, o software destina-se a pessoas que estão aprendendo a programar. O público que tradicionalmente se enquadra neste perfil varia entre alunos do ensino Médio e da Graduação, ainda que possa ser empregado também com alunos do Fundamental II”, comenta Edson Barros para o site A REDE.

Pela manipulação dos objetos em seu mundo virtual, os estudantes adquirem experiência com todas as típicas construções ensinadas em um curso de programação, dominando suas aplicações e compreendendo suas potencialidades.

Conheça mais sobre ALICE, clicando aqui.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Redesenho do logotipo do Google













Este é o doodle da página principal do Google no dia 16 de fevereiro de 2011.

Estava lindo, criativo e diferente.

O desenho foi feito pela aluna Luiza Carneiro de Faria, de 9 anos, do Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro.
Por que?
Pois ela foi a vencedora do concurso "Doodle4Google", que incentiva crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos a redesenharem o logo do Google..
Leia mais sobre o assunto aqui.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dia Mundial da Internet Segura

As comemorações do Dia Mundial da Internet Segura (“Safer Internet Day”) 2011 estão iniciando.

Este dia é uma iniciativa que mobiliza 65 países de todo o mundo para promover o uso seguro da Internet.

Esta idéia foi organizada pela Rede INSAFE, rede que agrupa as organizações que trabalham na promoção do uso consciente da Internet nos países da União Européia.
Dia da Internet Segura - 2011

Este ano o tema é: "Estar online é mais que um jogo. É sua vida".

Na semana do dia 08 de Fevereiro de 2011 teremos muitas novidades e eventos por todo o país e em diferentes mídias.

Dia 08 é apenas o começo, as ações seguirão por todo o ano de 2011.

A participação se todos é muito importante.

Confira como pode participar: