terça-feira, 27 de setembro de 2011

Gabriel O Pensador tem ONG que oferece reforço escolar

Li esta reportagem Gabriel O Pensador tem ONG que oferece reforço escolar no site EDUCAR PARA CRESCER.
Gostei muito!
Em suas músicas percebemos sua preocupação com as questões sociais do Brasil,por exemplo: Brazuca, Dança do Desempregado, É pra Rir ou pra Chorar? 
Em seu  trabalho social na Rocinha,  Rio de Janeiro, percebeu a grande evasão escolar entre um grupo de garotos que ajudava.
Desse modo, resolveu criar a ONG Pensando Junto, que oferece reforço escolar e cursos para um grupo de 30 crianças carentes. 

Veja nesta entrevista, o que nosso ídolo  fala dos professores que teve, de seus livros e da galera da Rocinha, que tem Grazi Massafera como madrinha.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O uso de blogs na educação


Podemos dizer que as principais contribuições que os blogs podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem são, sem dúvida, a possibilidade da criação coletiva e a aproximação de alunos e professores.
Nas palavras da especialista Suzana Gutierrez, da UFRGS “São aplicativos fáceis de usar que promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração”, explica. “Blogs possuem historicidade, preservam a construção e não apenas o produto (arquivos); são publicações dinâmicas que favorecem a formação de redes”, completa.
Cada vez mais as escolas e os professores estão utilizando-os para divulgar os trabalhos de seus alunos e compartilhar atividades de sala de aula com colegas de profissão.
"Para facilitar suas postagens, a Microsoft Parceiros na Aprendizagem disponibilizou por meio do site Conteúdos Educacionais, o Windows Live Write, um programa totalmente gratuito que permite que qualquer pessoa crie postagens de blogs e edite-as antes da publicação efetiva no seu blog.  
Com esse software, você tem total liberdade para inserir facilmente fotos, vídeos e personalizá-los da maneira que desejar. 
Não há restrições, você pode utilizar qualquer tipo de provedor de serviço de blog."

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Alunos e professores amigos no Facebook?

A reportagem  " Alunos e professores amigos no Facebook?" de Tony Oliveira, publicada no site Carta Capital de 4ª feira, dia 14 de setembro de 2011 relata que o Facebook está de olho também no que ele chama de "universo escolar".
Para isso, criou um "manual de uso" Facebook for Educators (disponível ainda apenas em língua inglesa)gratuito para download.

Em suas 18 páginas traz orientações e possibilidades de uso em sala de aula elaboradas por dois consultores em educação e tecnologia, Linda Fogg Phillips e Derek Baird, além do psicólogo BJ Fogg.

 A proposta chega no momento em que as questões ligadas à internet estão em efervescência na escola. Afinal, as redes sociais devem ou não ser usadas para fins educativos?
A polêmica é grande. Então leia aqui a reportagem completa.