segunda-feira, 20 de julho de 2009

DIA DO AMIGO!

bonitas do orkut

RecadosOnline - Envie recados de Dia do Amigo para saber o que é bom!



Que eu não perca os GRANDES AMIGOS, mesmo sabendo
que, com as voltas do mundo, eles podem acabar indo embora de
nossas vidas...

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Escola Estadual PEDRO MACIEL

Nesta escola trabalham professoras realmente engajadas em sua missão: a construção do conhecimento e a preparação de seus educandos para a vida, para o futuro observando a realidade atual.

Localizada no Distrito de Itaí-Ijuí-RS, esta escola realizou a 6ª Feira do Livro do Colégio Estadual Pedro Maciel, quando receberam uma importantes visitas como do escritor gaúcho Pablo Morenno , da Nicole Eberle ( 1º lugar no concurso de redação da RBS TV em 2008)e da escritora Daiana Roos ( menina escritora).

O escritor Pablo Morenno em seu blog escreve: "Com poucos recursos, a escola mantém a sua Feira, num ambiente rural. Além da cultura das plantas, a escola oferece a seus alunos a cultura da alma. Fiquei tocado pela simplicidade das coisas, pelo grande afeto, pela alegria da convivência, pela colaboração dos alunos. São experiências como essa que nos oferece o IEL_Instituto Estadual do Livro. Embora precariamente, e com muitas dificuldades este ano, disponibiliza para escolas com poucos recursos a presença de um escritor para falar sobre sua obra".

Parabéns colegas e amigas ( principalmente para você Verani). O trabalho de vocês é realmente digno de divulgação e de muitos elogios.

Confira mais sobre este evento, inclusive as fotos, no blog de Pablo Morenno
http://pablomorenno.zip.net/

sábado, 11 de julho de 2009

Lousa digital



A partir deste segundo semestre, 150 professores de Hortolândia, interior de São Paulo, não mais usarão o quadro negro ( ou verde)e o giz pois passarão a utilizar o quadro digital ou a lousa digital como novo equipamento de trabalho. Serão cerca de 6 mil alunos que irão encontrar na sala de aula uma enorme tela sensivel ao toque.
Os professores de português e matemática estão sendo treinados para usar esta nova tecnologia, que será implementada em 26 escolas da cidade, em 150 turmas das 5ª séries do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio. As escolas receberão também um software com conteúdo educacional elaborado pela Universidade de São Paulo (USP).
Veja que interessante:
Apenas com o toque dos dedos, na lousa digital, é possível acessar a internet, abrir arquivos, fazer buscas, arrastar figuras, recortar, colar e até programar a gravação de conteúdos de programas.
A pedagoga Adriana Martins, da empresa responsável pela instalação do sistema comenta: "É possivel organizar reuniões e trabalhos de alunos, programar revisões, gravar apresentações de trabalhos individuais ou em grupo. Há uma infinidade de recursos que o professor pode aplicar".
Usando uma 'caneta' - nas cores azul, preta, vermelha - o professor pode escrever, destacar, sublinhar, desenhar. Outro recurso permite gravar a voz do professor e e imagens, que poderão ser reproduzidas posteriormente.
Para o professor de matemática, Kazuji Yamamoto, um dos capacitados, a informática já causa um certo fascínio nesta geração de jovens, por isso, aulas que utilizem esses recursos vão ajudar ainda mais a prender a atenção da classe, inclusive para disciplinas consideradas "chatas", como a matemática.
A introdução da lousa digital nas escolas de Hortolândia é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Estado de São Paulo e a Dell.

Beleza!
As TIC estão "invadindo" as salas de aula, as escolas, a Educação.
E os educadores?
Nós, os educadores, devemos estar dispostos a estudar, disponíveis e abertos para aprender a aprender, a nos capacitar para podermos compreender para que servem tantas ferramentas tecnológicas e como podem ser utilizadas em sua sala de aula.
Caso comtrário as tecnologias em si, sozinhas, não trarão contribuições para a construção do conhecimento dos educandos.

11 de julho de 2009, 14h52
por Rose Mary de Souza
http://tecnologia.terra.com.br/interna/

terça-feira, 30 de junho de 2009

Video interessante.



Vídeo para dar aquela paradinha e pensar na vida, ... refletir.
Preste mais atenção no ponto que está dentro de você.
Vamos fazer descobertas...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

O PODER DA EDUCAÇÃO.


Conta-se que o legislador Licurgo foi convidado a proferir uma palestra a respeito de educação. Aceitou o convite, mas pediu, no entanto, o prazo de seis meses para se preparar.
O fato causou estranheza, pois todos sabiam que ele tinha capacidade e condições de falar a qualquer momento sobre o tema.
E, por isso mesmo, o haviam convidado.
Transcorrido os seis meses, compareceu ele perante a assembléia em expectativa.
Postou-se à tribuna e logo em seguida entraram criados portando quatro gaiolas. Em cada uma havia um animal, sendo duas lebres e dois cães.
A um sinal previamente estabelecido, um dos criados abriu a porta de uma das gaiolas e uma pequena lebre, branca, saiu a correr, espantada.
Logo em seguida, o outro criado abriu a gaiola em que estava o cão e este saiu em desabalada carreira ao encalço da lebre.
Alcançou-a com destreza, trucidando-a rapidamente.
A cena foi dantesca e chocou a todos.
Uma grande comoção tomou conta da assembléia e os corações pareciam saltar do peito. Ninguém conseguia entender o que Licurgo desejava com tal agressão.
Mesmo assim, ele nada falou.
Tornou a repetir o sinal convencionado e a outra lebre foi libertada.
A seguir, o outro cão.
O povo mal continha a respiração.
Alguns mais sensíveis levaram as mãos aos olhos para não ver a reprise da morte bárbara do indefeso animalzinho que corria e saltava.
No primeiro instante, o cão investiu contra a lebre. Contudo, em vez de abocanhá-la, deu-lhe com a pata e ela caiu. Logo ergueu-se e se pôs a brincar. Para surpresa de todos, os dois ficaram a demonstrar tranqüila convivência, saltitando de um lado para outro.
Então, e somente então, Licurgo falou: “Os senhores acabaram de assistir a uma demonstração do que pode a educação. Ambas as lebres são filhas da mesma matriz, foram alimentadas igualmente e receberam os mesmos cuidados. Assim, igualmente, os cães.
A diferença entre eles reside, simplesmente, na educação”.
E prosseguiu vivamente o seu discurso dizendo das excelências do processo educativo.
“A educação, baseada numa concepção exata da vida, transformaria a face do mundo.
Devemos educar nosso filho, esclarecer sua inteligência, mas, antes de tudo, devemos falar ao seu coração, ensinando-o a despojar-se das suas imperfeições.
Lembremo-nos de que a sabedoria, por excelência, consiste em nos tornarmos melhores.”
Licurgo foi um legislador grego que deve ter vivido no século quarto antes de Cristo. O verbo educar é originário do latim educare ou educcere e quer dizer, extrair de dentro. Percebe-se, portanto, que a educação não se constitui em mero estabelecimento de informações, mas sim de se trabalhar as potencialidades interiores do ser, a fim de que floresçam, à semelhança de bela e perfumada flor.


(Texto: Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no livro “Depois da Morte”, de Leon Denis)DeFaTTo Mail - Edição nº 421 / 19.06.2009
echo@echobrindes.com.br

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Por que 31 mil estão fora da aula?




Por que 31 mil estão fora da aula?

Relatório do Unicef mostra situação da infância e adolescência no EstadoTrinta e um mil gaúchos entre sete e 14 anos estão fora da escola. No Brasil, o número chega a 686 mil.Os dados alarmantes integram o relatório Situação da Infância e da Adolescência Brasileira, recém-divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Vigésimo na lista dos Estados com maior percentual de sem-escola, o Rio Grande do Sul aparece mal em termos absolutos: é o décimo com mais crianças fora do sistema educacional. Baseado em números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2007), o levantamento aponta que não estão frequentando as aulas 2,1% das crianças dessa faixa etária no Rio Grande do Sul e 2,4% no Brasil. O percentual de crianças fora da escola é baixo. Mas os percentuais escondem muita coisa. Quando se olha em termos absolutos, o número assusta _ observa Maria de Salete Silva, coordenadora do programa de Educação do Unicef no Brasil.

Conforme o Unicef, algumas causas para o afastamento das crianças já foram detectadas. A principal delas seriam as deficiências físicas e mentais. Dos 686 mil alunos fora da escolas, 147 mil recebem ajuda financeira do governo por conta das deficiências. São crianças que não estão matriculadas porque falta uma cadeira de rodas, porque a escola não tem acesso facilitado ou porque o sistema de ensino não está preparado para atendê-los. O outro fator apontado pelo Unicef é o acesso. No sul do Brasil, diz Maria de Salete, a cultura do meio rural de trabalho infantil na lavoura é um fator importante de abandono da escola.

Para a Secretaria Estadual da Educação, a origem do problema está nas classes de alfabetização. Conforme Sonia Balzano, diretora do departamento pedagógico, o fracasso da escola em alfabetizar no início do Ensino Fundamental costuma afastar o aluno. Como resposta, a secretaria implantou na 1ª série, neste ano, programas inovadores. São formas alternativas de alfabetizar elaboradas por diferentes entidades.

– O nosso principal desafio é a alfabetização. A criança alfabetizada tende a continuar – diz Sonia.

O objetivo do Unicef com a campanha é lançar um alerta e mobilizar a sociedade para localizar as crianças que não estão estudando e descobrir por que elas não vão às aulas.

– Nesse índice de 2%, ficam as situações muito particulares. Temos de resolver os casos um por um. É possível fazer isso – diz Maria de Salete.

Publicação do Jornal Zero Hora – Porto Alegre – RS – 16/06/09

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Que Escola é a sua?



Da professora Lúcia Giraffa, do curso de Pós Graduação da PUC RS recebemos esta mensagem que repasso pois é linda, verdadeira, reflexiva e diz respeito a nossa atividade profissional.

escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves