terça-feira, 19 de maio de 2009

Espaço de pesquisa - o HIPERTEXTO.


Trabalhando com Textos – o HIPERTEXTO


No curso Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TICs, 100 horas, no NTE de Ijuí, a Unidade dois, é sobre Internet, Hipertexto e Hipermídia.

Vamos ler e explorar um pouco mais o conceito de hipertexto?

Hipertexto é um texto em formato digital, ao qual associam-se outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.

Principais características do Hipertexto
1. Intertextualidade;
2. Velocidade;
3. Precisão;
4. Dinamismo;
5. Interatividade;
6. Acessibilidade;
7. Estrutura em rede;
8. Transitoriedade;
9. Organização multilinear
.

Uma ferramenta de ensino e aprendizagem como o hipertexto,facilita a aprendizagem que acontece de forma mais espontânea e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto ( no nosso caso, nossos alunos), participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento - forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
Quando se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes.

Como toda atividade colaborativa, o Hipertexto traz ótimos benefícios no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento.
Portanto, o hipertexto também traz como vantagem para a educação, a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.

Veja uma aplicação prática do uso de HIPERTEXTO na disciplina de Geografia, em séries do Ensino Médio.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

2 comentários:

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Olá, Maria do Carmo! Vim, agradecer por sua visita ao meu blog Conversa de Português. Fique à vontade para usar e abusar do meu blog; ele é novo estou tentando encontrar um rumo pra ele. Aproveitei para conhecer seu seu espaço, que é muito bom também. Agora ali conhecer Geografia no Ruyzão.

Professora Maria Dalva disse...

Oi,colega!
Vc deveria colocar essa atividade no nosso blog.
Manda-me dizer sobre as ativ que não estavam certas.
o meu email é mardalvatche@hotmail.com
Temos algumas alterações para fazer nas ativ anteriores?
As ativ posteriores teremos que fazer em grupo?