sábado, 11 de julho de 2009

Lousa digital



A partir deste segundo semestre, 150 professores de Hortolândia, interior de São Paulo, não mais usarão o quadro negro ( ou verde)e o giz pois passarão a utilizar o quadro digital ou a lousa digital como novo equipamento de trabalho. Serão cerca de 6 mil alunos que irão encontrar na sala de aula uma enorme tela sensivel ao toque.
Os professores de português e matemática estão sendo treinados para usar esta nova tecnologia, que será implementada em 26 escolas da cidade, em 150 turmas das 5ª séries do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio. As escolas receberão também um software com conteúdo educacional elaborado pela Universidade de São Paulo (USP).
Veja que interessante:
Apenas com o toque dos dedos, na lousa digital, é possível acessar a internet, abrir arquivos, fazer buscas, arrastar figuras, recortar, colar e até programar a gravação de conteúdos de programas.
A pedagoga Adriana Martins, da empresa responsável pela instalação do sistema comenta: "É possivel organizar reuniões e trabalhos de alunos, programar revisões, gravar apresentações de trabalhos individuais ou em grupo. Há uma infinidade de recursos que o professor pode aplicar".
Usando uma 'caneta' - nas cores azul, preta, vermelha - o professor pode escrever, destacar, sublinhar, desenhar. Outro recurso permite gravar a voz do professor e e imagens, que poderão ser reproduzidas posteriormente.
Para o professor de matemática, Kazuji Yamamoto, um dos capacitados, a informática já causa um certo fascínio nesta geração de jovens, por isso, aulas que utilizem esses recursos vão ajudar ainda mais a prender a atenção da classe, inclusive para disciplinas consideradas "chatas", como a matemática.
A introdução da lousa digital nas escolas de Hortolândia é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Estado de São Paulo e a Dell.

Beleza!
As TIC estão "invadindo" as salas de aula, as escolas, a Educação.
E os educadores?
Nós, os educadores, devemos estar dispostos a estudar, disponíveis e abertos para aprender a aprender, a nos capacitar para podermos compreender para que servem tantas ferramentas tecnológicas e como podem ser utilizadas em sua sala de aula.
Caso comtrário as tecnologias em si, sozinhas, não trarão contribuições para a construção do conhecimento dos educandos.

11 de julho de 2009, 14h52
por Rose Mary de Souza
http://tecnologia.terra.com.br/interna/

Um comentário:

Professora Maria Dalva disse...

Bom seria se existesse essa lousa digital em todas as escolas do país e não os computadores que temos em nossas escolas que servem para sucata.
Até que realizamos um excelente trabalho com tão pouco que temos.
Valeu a dica!!!