terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A Conferência da ONU sobre o Clima em Copanhague


No último dia 7 de dezembro de 2009 teve início em Copenhague, " A Conferência das Nações Unidas sobre o Clima", que pretende definir a resposta mundial ao aquecimento global que ameaça o planeta.

Representantes de 192 países, encabeçados pelo primeiro-ministro dinamarquês Lars Loekke Rasmussen, assistiram em sessão plenária ao início de duas semanas de negociações, que chegarão ao fim em 18 de dezembro na presença de mais de 100 chefes de Estado e de Governo.

A conferência começou com a exibição de um filme sobre os povos do mundo que enfrentam as consequências do aquecimento global.

A missão da conferência, histórica por seu tamanho, é limitar a dois graus centígrados o aumento da temperatura média da superfície da Terra, o que faz necessária uma drástica redução das emissões de gases do efeito estufa.
Uma boa notícia - no domingo, dia 06/12/2009, a África do Sul anunciou um corte de 34% nas suas emissões nos próximos dez anos. O plano prevê que os cortes atinjam um pico de 42% em 2025 e depois se estabilizem e comecem a cair.

Lembrando: A África do Sul foi o quarto país de economia emergente, depois do Brasil, da China e da Índia, a prometer cortes de emissões recentemente.

Para que a temperatura da Terra não ultrapasse a barreira dos 2ºC, considerada "segura", o IPCC ( Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas ), recomendou que as emissões de gases que provocam o efeito estufa sejam reduzidas entre 25% e 40% (em comparação com 1990) até 2020.


(Redação com agências internacionais - Agência IN)

Nenhum comentário: