terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Conferência sobre Mudanças Climáticas.

A Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP 15) reuniu-se neste início de dezembro em Copenhague, em clima de esperança em relação a um acordo global de redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.
E em tempos em que cuidar do planeta não é só uma postura bacana e sim uma necessidade, nossas roupas também podem entrar nessa mesma ideia.
Como manter um guarda-roupa consciente?
Que postura ter em relação à moda para manter seu estilo sem deixar de ser ecológica?
Confira os 10 mandamentos da moda verde:
1) Compre menos, reduza o consumo - Se você já tem um armário cheio de sapatos, pondere se você precisa de mais um par, mesmo que esteja em promoção. Compre coisas que você realmente precisa no momento e que vai usar.
2) Leia as etiquetas - A etiqueta de composição de uma peça de roupa traz todas as informações que você precisa saber sobre a produção da mesma. Use-a para se informar sobre onde a roupa foi confeccionada, do que é feita, se possui certificados de sustentabilidade.
3) Procure tecidos sustentáveis - Dê preferência para peças feitas com material ecológico, como cânhamo, soja, bambu, algodão orgânico, materiais produzidos de maneira sustentável, em geral. Mas fique de olho na química usada para produzir o tecido, se não é poluente.
4) Procure materiais reciclados - Algumas roupas são produzidas com sobras de tecidos, reaproveitamento dos mesmos, invista em modelos que tem essa filosofia por trás. Reciclagem é sempre uma boa iniciativa!
5) Tente evitar algodão tradicional - O processamento do algodão pelo método tradicional é responsável por 25% dos inseticidas e mais de 10% dos pesticidas usados no mundo. Na dúvida sobre a fibra usada, pergunte.
6) Escolha produtos duráveis - Não precisa deixar de comprar roupa, mas escolha peças duráveis, das quais você não vai precisar se desfazer na próxima estação.
7) Evite limpeza a seco - Só use a lavagem a seco nas suas roupas em último caso, os produtos químicos usados no processo evaporam das roupas para o ambiente e são agressivos para o sistema respiratório. Portanto proteja seu nariz, pendure as roupas ao ar livre, se possível, para evitar que os solventes invadam sua casa.
8) Economize energia na lavagem das roupas - Longe de sugerir que você esfregue a roupa suja na beira do rio ou do tanque, mas sempre que puder use água fria e deixe secar ao natural, isso economizará energia elétrica, o que em tempos de apagão, é sempre bem vindo.
9) Compre e venda no brechó - Outra opção econômica pode ser trocar as peças que você não quer mais por outras novas deixadas lá por outros clientes. Sites como o "Enjoei" também podem ser uma boa opção de troca, bem como os eventos de troca entre amigas.
Pergunte e tire suas dúvidas - Não tenha medo de passar por chata, pergunte tudo que você quiser saber para os vendedores antes de adquirir uma peça. Se ele não souber responder, vá atrás, investigue a marca, onde produz as peças, quem produz.
10) Desconfie de produtos novos e muito baratos, mão-de-obra escrava na moda é mais comum do que parece!
Doe itens que você não quer mais para caridade - Não é só no inverno que as pessoas carentes precisam de roupas, se você tem peças de verão sobrando em casa, que não estão mais sendo usadas, doe-as.
Se essas práticas ainda não fazem parte do seu cotidiano, aproveite para iniciar!
São atitudes simples, mas conscientes, que fariam bastante diferença no contexto global.
Retirado do Blog de Mauren Motta

Nenhum comentário: