terça-feira, 1 de setembro de 2009

TWITTER.





O QUE É O TWITTER?
Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários envir e ler atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web, por SMS e por softwares específicos instalados em dispositivos portateis como o Twitterberry desenvolvido para o Blackberry.

O Twitter é uma comunidade de amigos e também de pessoas desconhecidas que mandam updates, flashes do que elas estão fazendo no momento ou o que ela quer você preste atenção.

Assim como no MSN e no novo Windows Live Messenger, onde aparece o nick do seu amigos e uma mensagem em cinza que pode ser definida por você, o Twitter é uma cópia da mensagem em cinza, ele permite que você coloque mensagens extremamente curtas, as quais serão enviadas para todos seus amigos.

Desde sua criação em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet".

A utilidade mais produtiva do Twitter tem sido para empresas que desejam ouvir os clientes e oferecer reações imediatas às opiniões deles. Políticos, artistas, jornalistas e até órgãos públicos, governos estão utilizando o Twitter para interagirem com seu público, fãs ou população. Adquiriu destaque na mídia o uso do Twitter durante as manifestações ocorridas na Moldávia no início de 2009, em que os jovens organizaram-se por meio dessa ferramenta da web 2.0. A ferramenta também esteve presente no debate político e na movimentação da oposição durante as eleições presidenciais no Irã em 2009.

O Ministério da Educação (MEC), rendeu-se a nova mania mundial, o Twiter, e está, desde o início do mês de agosto, divulgando suas principais informações através do Twitter.

Segundo a Assessoria de Comunicação do MEC, o Twitter é a primeira iniciativa do Ministério da Educação para levar ao grande público as principais novidades do setor no ambiente de redes sociais da internet. O Portal MEC, reformulado em março deste ano, é mais uma opção em tempo real, para garantir a divulgação de ações da educação brasileira no ambiente virtual da internet.

Este é o endereço do MEC no Twitter:

Nenhum comentário: