INFORMÁTICA








Edição de vídeos do YouTube



A Google anunciou uma ferramenta própria para ajudar usuários do YouTube a  aperfeiçoarem seus vídeos de forma fácil, rápida e gratuita.
Esta  ferramenta de edição on-line vai permitir o ajuste de iluminação e contraste, adição de efeitos (preto e branco, cartoon, lomo, entre outros), estabilização de imagem tremida e giro sem precisar de um programa externo.
 Há ainda uma opção para aventureiros conhecida mundialmente no site de busca da Google como "estou com sorte".
Leia mais sobre esse assunto em:
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/09/15/youtube-lanca-ferramenta-propria-de-edicao-de-videos-925361981.asp#ixzz1Y36TEYgA
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 




Ameaça dos algoritmos 

O especialista em algoritmos, o americano Kevin Slavin, alertou para as conseqüências da influência cada vez maior dos sistemas de códigos operacionais em diversos aspectos da vida das pessoas.

Em uma palestra durante a conferência TED no mês de julho, na Escócia, disse que "a matemática que os computadores usam para decidir as coisas" está se infiltrando em diferentes áreas as nossas vidas.

Nós criamos algo ilegível e perdemos a noção do que realmente está acontecendo no mundo que criamos."  Kevin Slavin

Leia a reportagem da BBC Brasil, na íntegra, aqui.




Hora dos estudos estudos


O Facebook, o Twitter e os vídeos do YouTube podem ajudar muito na hora de estudar.e não só na  hora do lazer ou para o lazer da gurizada. 

Especialistas em tecnologias da educação  afirma que ferramentas como Twitter, Wikipédia e um blog podem auxiliar a escrever melhor; para treinar línguas estrangeiras, o Facebook pode dar aquela mãozinha, no YouTube encontramos muitos vídeos próprios para entender melhor assuntos relacionados as ciências, química, etc...

Com as  tecnologias da atualidade, nos tornamos  consumidores vorazes de informação e passamos a ter a nosso dispor, instrumentos poderosos para nos comunicar com quantas pessoas quisermos. “Nesse processo, podemos aprender muito mais sobre nós mesmos e o mundo”, diz Will Richardson, em seu livro Blogs, wikis, podcasts and other powerful Web tools for classrooms (Ed. Corwin, sem tradução para o português). 

Mas cabe ressaltar aqui os cuidados e a responsabilidade que a gurizada deve ter para tirar o melhor proveito da internet sem cair em armadilhas. 
  “A escola precisa ajudá-los nisso, pois tem por função preparar os alunos para a vida. Essa função cabe também aos pais”, diz Marcos Telles, consultor da DynamicLab, empresa especializada no uso da tecnologia no ensino.
É preciso antes de tudo um bom preparo para entender as consequências do que se faz na internet. Também é essencial saber que  nem toda informação é confiável. Isso vale para os adultos também.
“É um trabalho em parceria. Os jovens sabem mais sobre tecnologia, enquanto os mais velhos têm mais noção sobre os riscos envolvidos”, diz Valdenice Minatel, coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo (SP).
Veja aqui, dicas de como usar as mídias digitais para o estudo.



Power Point em 3 D

O site do Terra trouxe, dia 01 de abril, a seguinte notícia:

"A Xpand anunciou nesta semana um novo plug-in para o Power Point que permite que os usuários adicionem imagens e gráficos em 3D nas apresentações feitas no software. "Nosso plug-in literalmente traz uma nova dimensão ao Power Point", disse Amir Dror, gerente de estratégia da companhia, em comunicado à imprensa sobre o XPAND 3D Plugin for PowerPoint. "Nós provamos que em muitos casos o 3D melhora em mais de 30% a reteção do telespectador. Apresentações do 'Power Point 3D' são muito mais interessantes", explicou."

E para nós professores e alunos, usuários desta ferramenta, a novidade veio de encontro aos nossos anseios, uma vez que  . "É perfeito para a educação. Permite que alunos façam projetos em 3D e que professores planejem aulas em 3D", acrescentou o executivo."

E tem mais..." O plug-in possibilita que os usuários determinem a quantidade de profundidade de cada elemento em um slideshow. É compatível apenas com o Microsoft Office 2010. O conteúdo em 3D produzido no Power Point pode ser visto em televisões 3D, computadores ou projetores que suportam o formato HDMI 1.4 3D."

O plug-in está disponível gratuitamente em versão trial no site http://www.xpand.me/software/xpand-3d-plugin-for-powerpoint/



Lançada a primeira rede social infantil do Brasil

Vejam só que legal: " Agora, as crianças entre 5 e 10 anos também têm ao seu alcance uma rede social feita especialmente para elas: é o Mundo do Sitio, site pioneiro no Brasil, fruto da parceria entre a Editora Globo e a Globo Marcas. 
Estreando no ar nesta semana, a rede conta com os personagens do Sítio do Picapau Amarelo – com novos traços, mais modernos – para ilustrar mais de 20 jogos e atividades."
Leia mais aqui.




Nenhum comentário: