Mostrando postagens com marcador inclusão digital. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador inclusão digital. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Objetos de Aprendizagem.



No Curso de Especialização em Informática na Educação( PUCRS), a disciplina de Objetos de Aprendizagem que iniciou em março, tem nos proporcionado muitas leituras sobre OA ( Objetos de Aprendizagem).
Como esta disciplina tem exigido muito , principalmente em envolvimento e tempo, além das demais atividades do dia a dia ( família, casa, escola, ...), não tenho feito novos post.

Hoje gostaria de destacar um pouco do que temos visto sobre os objetos de Aprendizagem:
Definições

“Qualquer recurso digital que possa ser reutilizado no processo para assistir à aprendizagem”. (Wiley 2000)

“A idéia principal de OA é particionar o conteúdo educacional em pequenos
segmentos que podem ser reusados em diversos ambientes de aprendizagem segundo a idéia de programação orientada a objetos”.

“Ferramentas reutilizáveis desenvolvidas visando apoiar o processo de ensino e
aprendizagem. Na maior parte são constituídos por recursos digitais como vídeos, softwares, animações, imagens,...”

“Qualquer recurso digital,com um objetivo educacional claro, e que tenha algum potencial de ser reutilizado num contexto diferente do originalmente proposto”. (RIVED)

Assim, temos alguns termos importantes que podemos destacar:

–digital
–reutilizável
–aprendizagem
.

Outros termos que podemos usar para designar Objetos de Aprendizagem:
• Objetos educacionais
• Objetos de aprendizado
• Objetos educacionais digitais
• Learning Objects (LO)

Características

Autônomo
–pode ser apresentado individualmente
Interativo
–requer que o usuário interaja de alguma forma
Reutilizável–reusados diversas vezes em diferentes contextos de aprendizagem sem modificação
Agrupável–podem ser agrupados em conjuntos maiores de conteúdos, incluindo estruturas tradicionais de cursos
• Identificado por metadados
–possui informações que os descrevem permitindo a catalogação e busca
Exemplos
• Simulações
• Animações
• Tutoriais, hipertextos, sites www
• Clips de áudio e vídeo, fotografias
• Jogos, programas específicos
• Mapas, histogramas, gráficos
• Testes, avaliações
• Lições, módulos de conteúdo
Fonte: http://moodle.pucrs.br/course/

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Campus Party: Tim Berners-Lee diz que futuro da internet é voltar a suas origens


RIO - O criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee, nesta terça-feira na Campus Party, em São Paulo, comentou que o futuro da internet é voltar a suas origens.

Segundo ele, a chamada Web 2.0 pode ser extremamente frustrante para os usuários devido às diferenças entre programas e sistemas e à falta de controle dos usuários sobre suas próprias informações. Elas não devem mais ficar somente na mão de poucas empresas, afirmou.

- Na Web 3.0, isso tudo vai se tornar mais aberto e haverá mais controle sobre as informações pessoais e sobre como se quer usá-las - disse Berners-Lee.

Também defende a telefonia celular como meio de inclusão digital; disse que uma das tendências importantes no futuro da rede é sua aparição, em grau cada vez maior, nos telefones celulares. Para ele, a mobilidade pode ser uma boa solução para incluir digitalmente áreas rurais e remotas, mas não se deve pensar só nela.

Berners-Lee foi incisivo sobre a questão da neutralidade na internet falando sobre o traffic shaping que operadoras e provedores costumam fazer, controlando o acesso à banda pelos usuários. Disse que ninguém deveria monitorar em que sites navegamos e tentar bloqueá-los. - Na verdade, a internet não precisaria de regras se os provedores se comportassem direito.

- A internet é uma ferramena poderosa, pode ser usada para coisas horríveis ou coisas maravilhosas, da mesma forma que qualquer outra ferramenta usada pela humanidade. Quando você me pergunta como sinto as ações na rede, está me perguntando, no fundo, o que acho da humanidade. E, quanto a ela, sou extremamente otimista. Acho que, quando as pessoas se reúnem para resolver alguma coisa, elas são capazes de fazer coisas fantásticas.

A Campus Party já conta com mais de 6.300 campuseiros inscritos e tem áreas que vão de robótica a case mods oriundos de diversos estados brasileiros e de outros países, como o Chile. Segundo o diretor de conteúdo, Sergio Amadeu, o grande trunfo da feira é a troca de informações entre diferentes tribos de usuários, como gamers, adeptos do free software, da fotografia digital e assim por diante. Na inaguração, à meia-noite de hoje, o governador de São Paulo, José Serra, classificou o evento como "a Fórmula-1 dos eventos de tecnologia". Cerca de duas mil barracas estão instaladas no evento, cujo tamanho dobrou desde o ano passado.

O evento é um encontro de aficcionados por internet e tecnologia que teve sua primeira edição em 1997, na Espanha. No ano passado ela chegou à América Latina, com eventos na Colômbia e no Brasil que reuniram respectivamente 2.400 e 3.000 participantes.

Fonte:
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/01/20/campus-party-tim-berners-lee-diz-que-futuro-da-internet-voltar-suas-origens-754056587.asp