quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Campus Party: Tim Berners-Lee diz que futuro da internet é voltar a suas origens


RIO - O criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee, nesta terça-feira na Campus Party, em São Paulo, comentou que o futuro da internet é voltar a suas origens.

Segundo ele, a chamada Web 2.0 pode ser extremamente frustrante para os usuários devido às diferenças entre programas e sistemas e à falta de controle dos usuários sobre suas próprias informações. Elas não devem mais ficar somente na mão de poucas empresas, afirmou.

- Na Web 3.0, isso tudo vai se tornar mais aberto e haverá mais controle sobre as informações pessoais e sobre como se quer usá-las - disse Berners-Lee.

Também defende a telefonia celular como meio de inclusão digital; disse que uma das tendências importantes no futuro da rede é sua aparição, em grau cada vez maior, nos telefones celulares. Para ele, a mobilidade pode ser uma boa solução para incluir digitalmente áreas rurais e remotas, mas não se deve pensar só nela.

Berners-Lee foi incisivo sobre a questão da neutralidade na internet falando sobre o traffic shaping que operadoras e provedores costumam fazer, controlando o acesso à banda pelos usuários. Disse que ninguém deveria monitorar em que sites navegamos e tentar bloqueá-los. - Na verdade, a internet não precisaria de regras se os provedores se comportassem direito.

- A internet é uma ferramena poderosa, pode ser usada para coisas horríveis ou coisas maravilhosas, da mesma forma que qualquer outra ferramenta usada pela humanidade. Quando você me pergunta como sinto as ações na rede, está me perguntando, no fundo, o que acho da humanidade. E, quanto a ela, sou extremamente otimista. Acho que, quando as pessoas se reúnem para resolver alguma coisa, elas são capazes de fazer coisas fantásticas.

A Campus Party já conta com mais de 6.300 campuseiros inscritos e tem áreas que vão de robótica a case mods oriundos de diversos estados brasileiros e de outros países, como o Chile. Segundo o diretor de conteúdo, Sergio Amadeu, o grande trunfo da feira é a troca de informações entre diferentes tribos de usuários, como gamers, adeptos do free software, da fotografia digital e assim por diante. Na inaguração, à meia-noite de hoje, o governador de São Paulo, José Serra, classificou o evento como "a Fórmula-1 dos eventos de tecnologia". Cerca de duas mil barracas estão instaladas no evento, cujo tamanho dobrou desde o ano passado.

O evento é um encontro de aficcionados por internet e tecnologia que teve sua primeira edição em 1997, na Espanha. No ano passado ela chegou à América Latina, com eventos na Colômbia e no Brasil que reuniram respectivamente 2.400 e 3.000 participantes.

Fonte:
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/01/20/campus-party-tim-berners-lee-diz-que-futuro-da-internet-voltar-suas-origens-754056587.asp

Um comentário:

pedagogica mente blogando disse...

todo mundo se ligou nesse evento. ano que vem pretendo ver ao vivo e em cores!
bjs