quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Pesquisa feita durante o Campus Party.



Durante o Campus Party, o Ibope Inteligência fez uma pesquisa entre os participantes do evento. Foram entrevistados 600 participantes nos dias 20 e 21 de janeiro.
O objetivo da pesquisa era traçar um perfil dos heavy-users de tecnologias digitais no Brasil e aumentar a compreensão sobre os hábitos e atitudes dos internautas em relação às tecnologias colaborativas.
Eis algumas conclusões:

Internautas que fazem uso de mídias sociais tendem a pesquisar online as opiniões de outras pessoas antes de adquirir um produto:
46% afirmam sempre ler comentários de outros internautas antes de fazer compras, online ou em lojas físicas,
40% sempre visitam o site do fabricante/fornecedor antes de uma compra.
20% postam opiniões sobre produtos e serviços com frequência,
57% já o fizeram pelo menos uma vez.
Principais bens e serviços que pretendem adquirir em 2009:

"viagens" - 52%,
o esperado "Computador/Hardware" - 48%,
automóvel 28%,
máquina fotográfica digital 25%,
software 23%,
telefone celular 20%
e smartphones 16%.

Mais de 90% dos entrevistados estão, de alguma forma, envolvidos com tecnologias colaborativas, seja como consumidores ou produtores de conteúdo.
87% possuem perfil em algum site de relacionamento como o Orkut ou Facebok;
17% atualizam o perfil pelo menos uma vez por dia.

91% afirmaram ter interesses em blogs;
31% declaram ser autores de um;
38% fazem leitura diária;
29% fazem atualização diária.


Os artigos Wikis, que hoje são muito mais amplos que a Wikipedia, receberam contribuição de 36% dos participantes da Campus Party.
Os Wikis são fonte de informação para 87% dos entrevistados.
28% usam o RSS,
24% usam o Twitter,

A pesquisa nos dá uma visão quanto aos hábitos e atitudes de nossos internautas freqüentadores do Campus Party. Chamou-me atenção o fato de o item viagens ser o preferido entre o “sonho de consumo”, ficando na frente de itens como computadores de ponta, celulares, carros, etc.
Em sua maioria, os consultados, revelam pertencerem ou possuírem perfil no Orkut, ou Facebok e fazerem suas atualizações.
Quanto aos Blogs, a grande maioria diz ter interesse neste tipo de ferramenta, muitos são autores, lêem diariamente e fazem atualizações diárias.
Achei interessante, que os jovens internautas do Campus Party, em sua maioria, receberam contribuição de Wikis, sendo elas suas fontes de informação.

Galeria de fotos: veja fotos muito legais, inclusive com imagens que apareceram na televisão.
http://oglobo.globo.com/tecnologia/fotogaleria/2009/7845/default.asp
Fonte:
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/01/27/usuarios-de-midias-sociais-pesquisam-opinioes-de-outras-pessoas-antes-de-adquirir-produtos-diz-ibope-754161267.asp

Um comentário:

Unknown disse...

Oi, Maria do Carmo!
Te encontrei lá no Blogs_Educativos e vim correndo conhecer teu espaço!
Já faz mais de 20 anos que atuo como profe... e, como tu, ajudo a quebrar aquele paradigma de que aqueles que estão mais pro lado da aposentadoria já não querem mais nada com nada... Também fiz, ou melhor, estou fazendo os cursos do NTE-Uruguaiana, e me encantei com as TICs!!! E resolvi blogar!!! Estou adorando a troca de experiências... tenho aprendido muito nessa rede!!!
Abraços!!!