sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Novidades neste início de ano!


Mais escolas técnicas em todo o país

Estão em funcionamento em todo o país 75 novas escolas técnicas federais (53 integram a primeira fase do plano de expansão da educação profissional e tecnológica, lançado pelo presidente Lula em 2005, as outras 22 instituições de ensino fazem parte da segunda fase do plano, apresentado em 2007. Até ofinal de 2009 estarão concluídas as 64 escolas da primeira etapa; as demais 150 (segunda etapa) serão entregues em dezembro de 2010,funcionando no total, 215 instituições.

As regiões Norte e Nordeste terão 44 escolas até março. Ao final das duas fases da expansão, em 2010, o país contará com 354 escolas técnicas. O crescimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica nos últimos quatro anos é o maior da história do país.

Vantagens — Estudos comprovam que grande parte da evasão escolar de jovens do ensino médio ocorre por falta de perspectivas. Os últimos dados disponíveis, de 2005, demonstram que 10% dos estudantes do ensino médio abandonaram as salas de aula. Além disso, a taxa de repetência para o mesmo período é de 22,6% entre estudantes do ensino médio. “A evasão e a repetência em cursos técnicos são muito menores do que em cursos regulares”, ressalta Eliezer Pacheco.


O recente acordo celebrado entre o MEC e as instituições que compõem o Sistema S — Sesi, Sesc, Senai e Senac — promoveu uma reforma no regimento dessas entidades, com resultados na ampliação do número de vagas gratuitas em cursos de formação inicial e continuada oferecidos a alunos e a trabalhadores de baixa renda. A oferta desses cursos vai aumentar de forma progressiva até 2014. No Senai e no Senac, a gratuidade alcançará 66,6% em 2014; no Sesi e no Sesc, 33,3%.

O MEC investe R$ 900 milhões na educação profissional de estados e municípios. O programa Brasil Profissionalizado prevê a construção, ampliação e reforma de escolas públicas de ensino médio e profissionalizante. Os recursos são utilizados também na aquisição de mobiliário, equipamentos e laboratórios, além da formação de professores na área de ciências (física, química, matemática e biologia).

Fonte:
02/01/2009 10:58:22 Ana Guimarães
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=11908

Nenhum comentário: