domingo, 29 de março de 2009

O papel do professor: guiar o aprendizado.




Reportagem veiculada na revista Veja online do dia 25/03/2009, trata do assunto que estamos estudando atualmente no curso de Tecnologias na Educação.
Aponta que hoje alguns professores (assim como nós) possuem blogs, msn, orkut e outros assim como seus alunos.
“A geração digital passou a exigir que o professor fizesse o mesmo - e ele está mudando pouco a pouco”.
Ressalta a importância de adaptar as novas tecnologias ao conteúdo pedagógico bem como no treinamento dos professores e despertando sua curiosidade para o uso dessas tecnologias. Mas é preciso mudança na metodologia, para que as novas ferramentas não sejam subutilizadas.
Quanto à resistência que alguns professores ainda possuem em relação ao uso das novas tecnologias, relata que seria devido ao “receio de perder o posto de detentor único de conhecimento”.
Ainda segundo a reportagem, existem três tipos de professor: os que preferem o método tradicional, aqueles que não sabem utilizar a tecnologia e, finalmente, os que se adaptaram ao novo contexto. Essa divisão vem a prejudicar o trabalho em conjunto, a interdisciplinaridade e o maior e melhor uso das tecnologias.
A educação high-tech com suas novas e atraentes ferramentas como a lousa interativa, o uso de comunidade virtual ou de Blog, MSN e Orkut, motiva os alunos e professores.

Reportagem na íntegra:
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/papel-professor-manter-se-antenado-430583.shtml

Nenhum comentário: