quarta-feira, 16 de julho de 2008
PROJETOS DE APRENDIZAGEM
No curso em andamento no NTE de Ijuí, para os Coordenadores dos LIE, estamos tendo o privilégio de conhecermos melhor , refletirmos, trocar idéias e também de aplicarmos esta nova proposta de trabalho com "PROJETOS DE APRENDIZAGEM".
O que é Projetos de Aprendizagem ou PA? Em que se diferencia de um Projeto de Ensino?
No Ensino por Projetos são os professores com a (ou a) Coordenação Pedagógica que escolhem o tema da pesquisa a ser realizada, podemos dizer que são impostos aos alunos. Todas as ações, as ordens, vem prontas, impostas pelo PROFESSOR que é o AGENTE ficando o ALUNO como o RECEPTOR. É uma metodologia. Nesse tipo de Ensino somente há Transmissão do Conhecimento.
No "PROJETO DE APRENDIZAGEM - PA" o ponto de partida é uma pergunta ( alunos é que montam as questões que são de interesse deles, de sua realidade da vida, em cooperação com o professor)e são estas perguntas, estas questões que irão nortear o seu trabalho de investigação. Assim o contexto parte da realidade do aluno satisfazendo a sua curiosidade, o seu desejo e vontade de aprender. As regras, direções e atividades são elaboradas pelo grupo, é consenso de alunos e professores. O PROFESSOR é o PROBLEMATIZADOR e ORIENTADOR do trabalho. ALUNO é o AGENTE principal.
No PA as questões levantadas pelos alunos e se tornam o Tema a ser pesquisado e vai orientar como ensinar. Proporciona uma proposta de ensinar e uma proposta de aprender( do aluno). Em 1º lugar está o aluno e depois o professor.
O PA é uma metodologia de investigação voltada à interação, problematização, investigação, onde o aprendiz é desafiado a questionar, precisando pensar para expressar suas dúvidas. O professor tem o papel de mediador, verificando se é possível usar a pergunta do aluno ou não, sempre fazendo uma negociação o pois as perguntas devem levar a uma investigação e ao conhecimento.
As mudanças que ocorrem com o ensino por PA são grandes. Por outro lado, verifica-se que os professores têm dificuldades ao se defrontar com questões mais amplas e os alunos também apresentam dificuldades em questionar pois estão acostumados a receber tudo pronto. Outra preocupação dos professores é com o desenvolvimento dos conteúdos e de sua sequência.
Concluindo:
O trabalho com PA é uma maneira prazerosa de ensinar e de aprender. " É uma metodologia dinâmica que promove a criatividade, interação, pesquisa, autoria, integração de novas tecnologias que levam à construção do conhecimento. Favorecem a descoberta de questões, não necessariamente ligadas aos conteúdos programáticos, mas que ajudam a abrir horizontes e levam à compreensão dos mais variados assuntos numa relação interdisciplinar, construindo novas estruturas cognitivas. assim sendo, os PA proporcionam um trabalho consistente, em ambiente desafiador onde professores e alunos são levados a aprender através da buscado desconhecido." ( Eveline de Souza Eberle - PROJETOS DE APRENDIZAGEM: PRAZER EM ENSINAR E APRENDER)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário