terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Wikipedia poderá controlar conteúdo publicado no site



A Wikipedia é um dos sites de pesquisa mais buscados no mundo e baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere" ). É uma enciclopédia online, gratuita, livre e colaborativa, isto é, qualquer usuário pode editar ou acrescentar conteúdo da forma que achar necessário.

Pois o site do Terra (http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3475184-EI4802,00-Wikipedia+podera+controlar+conteudo+publicado+no+site.html), nesta terça-feira, dia 27 de janeiro de 2009, publica esta novidade: “que a Wikipédia pode deixar de ser aberta ao público e passar pelo crivo de um grupo editorial. A proposta foi apresentada pelo co-fundador do site, Jimmy Wales, que defende a necessidade de um controle para a maior precisão das informações, atualmente publicadas pelos colaboradores.”

Hoje qualquer usuário pode fazer mudanças nos artigos e, pela proposta de Wales, muitas das futuras alterações agora teriam que ser aprovadas por um grupo de editores antes de ser publicada.

“Uma enquete com os usuários, no site, sugere que 60% dele são favoráveis à mudança, que poderá ser implementada nas próximas semanas. Mas alguns consideram que a troca poderia ameaçar o futuro do site.”

“Dando mais e novos poderes aos editores, a Wikipedia vai ficar parecida com outras enciclopédias tradicionais das enciclopédias tradicionais como a Britannica, que na já anunciou o lançamento de uma nova versão online que permitirá aos leitores submeterem suas próprias atualizações para os artigos.”

- Este assunto voltou à tona, pois espertinhos ou mal intencionados publicaram na Wikipédia, a noticia inverídica da morte de dois senadores norte americanos por ocasião da posse de Barack Obama. Este é mais um exemplo do mau uso da internet. Sempre vamos encontrar pessoas que a usam para ofender, roubar, pedofilia, os spam que atrapalham, os ataques de navegação de serviço que vemos que acontece muito, interceptações, roubo de informações de empresas, a violação dos direitos autorais também , etc.

Na realidade estamos sempre nos questionando sobre a veracidade e exatidão dos dados disponíveis na Wikipédia. Temos que ter muito cuidado ao usar seus artigos.

A Wikipedia, atualmente agrupa quase 9 milhões de artigos (verbetes) em 253 idiomas, escritos e editados pelos próprios usuários.

Fonte:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3475184-EI4802,00-Wikipedia+podera+controlar+conteudo+publicado+no+site.html

2 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Maria do Carmo

Seja bem vinda :)

pedagogica mente blogando disse...

concordo também. sempre que consulto a wikipedia, passo em outro site pra conferir. achoo que a mediação traria mais confiabilidade ao site.
;)