quarta-feira, 25 de março de 2009

O que é ser professor hoje?




O que é ser professor hoje?

Texto produzido para o curso de
Tecnologias na Educação.

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou é marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma como educador permanente, na prática e na reflexão sobre a prática”. (Freire, 1986)

Analisando a evolução do mundo nos últimos anos percebemos as profundas e aceleradas transformações na área da ciência e da tecnologia. Percebemos ainda que o papel da escola e do professor também sofreram alterações nestes últimos anos.
Vivemos na era do conhecimento, e a educação é tida como o maior recurso de que se dispõe para enfrentar essa nova estruturação do mundo. Dela depende a continuidade do atual processo de desenvolvimento econômico e social. Conforme Vigotsky:"o aprendizado deve estar dirigido para o futuro e não para o passado".
Percebe-se que as transformações não são apenas nas áreas tecnológicas e científicas, são também no aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico.
Ser professor hoje não é uma tarefa fácil pois os mais variados desafios se apresentam todos os dias.
Hoje o professor não é mais aquele que dá a informação, pois os alunos já chegam com elas! Ao professor cabe ajudar a selecioná-las e transformá-las em conhecimento cientifico, usando suas teorias na prática. Ele deve aprender a aprender com os alunos e com toda a comunidade.
Tendo o papel de mediador da aprendizagem, o professor precisa participar ativamente do processo de aprender, incentivando a busca de novos saberes, indo também em busca desses novos saberes, conhecendo as novas tecnologias bem como tendo domínio de seu campo do saber que pretende ensinar.
A formação continuada do professor deve ser uma constante pois as mudanças acontecem com grande velocidade e trazem um volume de informações muito grande.
A educação hoje nos obriga a reelaborar o ensinar e o aprender, a construir modelos diferentes dos que conhecemos até agora. Ensinar e aprender, hoje, não se reduz em permanecer por certo tempo dentro de uma sala de aula, ao contrário, o mundo lá fora está impregnado de conhecimentos, de ensinamentos, de desafios. Implica em modificar o que fazemos dentro da sala de aula, organizando a pesquisa e comunicação que permitam ao professor e aos alunos continuarem aprendendo em outros ambientes.
O professor, numa visão emancipadora, não só transforma a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também forma pessoas. Ele influi muito na forma como seu aluno poderá entender a sociedade em que vive. Essa postura valoriza valoriza o aluno, permite-lhe manifestar-se e expressar-se livremente, favorecendo ainda, o desenvolvimento da consciência crítica do aluno. Por isso, ao dar as suas aulas, todo professor faz mais do que desenvolver um conteúdo: influi nas concepções de vida do aluno.
Hoje, o professor têm que lidar não só com alguns saberes, mas também acompanhar a evolução das novas tecnologias, conhecê-las e inserí-las no seu cotidiano. É preciso estar conectado ao mundo, ir em busca de novos conhecimentos e deixar de lado aquela idéia de parecer que saber tudo.
A rotina vivida dentro da sala de aula tem levado os professores a repensar sua prática, os métodos pedagógicos, os instrumentos de ensino, o uso das novas tecnologias e o relacionamento com os alunos. As mudanças acontecem pela insatisfação do próprio professor.
Ninguém mais detém o saber. Cada vez mais o conhecimento é partilhado, e o professor também precisa ser curioso, buscar novos caminhos, estudar e se manter atualizado.
Portanto precisamos de um ensino voltado para as relações e inovações das ciências e tecnologias, que promova articulações, que considere o aluno como um ser atuante na sociedade, que considere os saberes cotidianos dos alunos.
O processo pedagógico deve estar centrado na aprendizagem (não no aluno): aprendizagem de professores e alunos. Esse processo permanente de aprendizagem também precisa ser aprendido.
Podemos dizer que a identidade do professor é construída a todo instante, no seu dia a dia e no decorrer da atividade na escola, na reflexão sobre sua profissão e a partir da importância que dá a sua atividade.
Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Eles fazem fluir o saber - não o dado, a informação, o puro conhecimento - porque constroem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos.
Por isso eles são imprescindí¬veis.


Fonte de pesquisa:

Artigo "Pedagogia da terra e cultura da sustentabilidade", escrito por Moacir Gadotti e publicado na Revista Pátio nº 19
Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, Guia do cursista.
http://www.brasilescola.com/filosofia/conhecimento.htm
Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologia,José Manuel Moran
http://mastersantucci.blogspot.com/
Portal Educarede

Um comentário:

Professora Maria Dalva disse...

O professor deve estar receptivo às mudanças.
bjs