Foi na Itália que nasceu este exemplo de pessoa humana.
Desde menina manifestou interesse pelas matérias científicas, principalmente matemática e bliologia, resultando em conflito com seus pais, que possuíam o desejo que ela seguisse a carreira de professora.
Indo contra expectativas familiares, formou-se em medicina, iniciando um trabalho com crianças com necessidades especiais na clínica da universidade, vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em crianças sem problemas os procedimentos usados na educação dos não normais.
Observou também, crianças que ficavam brincando nas ruas e criou um espaço educacional a estas crianças.
A pedagogia montessoriana relaciona-se à normatização (consiste em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade).
As escolas do Sistema Montessoriano são difundidas pelo mundo todo.
O método montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, alem de proporcionar a cooperação.
Os princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a individualidade e a liberdade, enfatizando os aspectos biológicos, pois, considerando que a vida é envolvimento, achava que era função da educação favorecer esse desenvolvimento. Os estímulos externos formariam o espírito da criança, precisando, portanto, ser determinados.
Assim, na sala de aula, a criança era livre para agir sobre os objetos sujeitos à sua ação, mas estes já estavam preestabelecidos, como os conjuntos de jogos e outros materiais que desenvolveu. A pedagogia de Montessori insere-se no movimento das Escolas Novas, uma oposição aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança.
Ocupa um papel de destaque neste movimento pelas novas técnicas que apresentou para os jardins-de-infância e para as primeiras séries do ensino formal.
O material criado por Montessori pressupõe a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função estimular e desenvolver na criança um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
Produziu uma série de cinco grupos de materiais didáticos:
Exercícios para a vida cotidiana
Material sensorial
Material de linguagem
Material de matemática
Material de ciências
O Material Dourado baseia-se nas regras do sistema de numeração, inclusive para o trabalho com múltiplos, sendo confeccionado em madeira. O material é composto por cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos.
Este material é de grande importância na numeração, facilitando a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão. Desperta no aluno a concentração e o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora, pois a criança está sempre predisposta ao jogo; permite o estabelecimento de relações de graduação e de proporções, e ajuda a contar e a calcular.
Método Montessori:
Fonte: ZACHARIAS, Vera Lúcia Camara. Montessori. Disponível em: ttp://www.centrorefeducacional.com.br/montesso.html>. Acesso em: 01/ junho/ 2010.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Montessori. Acesso em: 25/05/2010
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materias_295179.shtml Acesso em: 25/05/2010
Um comentário:
Oi Maria do Carmo !
Obrigada pela visita ao salageo , ficamos muitos satisfeitos que tenha gostado do nosso trabalho. Fique a vontade para dispor do que desejar do nosso espaço .
Um abraço Salageo
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