Em função da Especialização em Mídias na Educação, pela UFRGS, as leituras, planejamentos, realização de atividades diversas tem tomado o meu tempo.
Desse modo estou postando alguns recortes de pensamentos de importantes autores a respeito das TIC, de seu uso na educação e pelos professores
A aquisição da informação, dos dados, dependerá cada vez menos do professor. As tecnologias podem trazer, hoje, dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel do professor – o papel principal – é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los. Ao se apropriar da tecnologia da informática no seu fazer pedagógico o professor passa a ser “um pesquisador em serviço” onde, através da pesquisa e da prática, aprende e “ensina a partir do que aprende”, passando a assumir o papel de um “orientador/mediador (MORAN, 2000, p.29-30)
O professor deve abandonar a postura autoritária, para assumir o papel de investigador do conhecimento crítico e reflexivo, buscar ser criativo, articulador e principalmente “parceiro de seus alunos no processo de aprendizagem” (p.70). Dentro desta nova ótica dará ênfase mais ao aprender, particularmente, ao aprender a aprender, proporcionando assim caminhos que levem para a produção do seu conhecimento e de seus alunos. Assim, o foco de sua prática pedagógica deverá passar “da ênfase do ensinar para a ênfase do aprender (BEHRENS, 2000, p.70-72)
Na integração de mídias, a leitura de palavras, imagens, gráficos, sons, outras mídias e hipermídia evidencia-se como um elemento fundamental ao desenvolvimento do aluno-cidadão e à sua inclusão social. Para enfrentar esse contexto os professores devem promover o diálogo do aluno com o mundo e com todos os tipos de mensagem com as quais convive. Tudo isso pressupõe estabelecer inter-relações entre imagem, leitura e escrita; despertar o olhar do aluno para a cultura, as artes e o pensar. MORAN (2007, p.49)
O computador, segundo Valente (1991) pode ser usado como ferramenta educacional pois elejá não é mais o instrumento que ensina o aprendiz, mas a ferramenta com a qual o aluno desenvolve algo, e, portanto, o aprendizado ocorre pelo fato de estar executando uma tarefa por intermédio do computador. Estas tarefas podem ser a elaboração de textos, usando os processadores de texto; pesquisa de banco de dados já existentes ou criação de um novo banco de dados; resolução de problemas de diversos domínios do conhecimento e representação desta resolução segundo uma linguagem de programação; controle de processos em tempo real, como objetos que se movem no espaço ou experimentos de um laboratório de física ou química; produção de música; comunicação e uso de rede de computadores; e controle administrativo da classe e dos alunos (VALENTE, 1991)
Munhoz lembra que as mídias devem ser utilizadas não como meros instrumentos tecnológicos. Elas podem servir como meio de incentivar e despertar o desejo pela pesquisa e participação, tornando o ambiente de aprendizagem colaborativo.” Dessa forma a educação passa a ser colaborativa e participativa, pois os ambientes de redes que os alunos utilizam para desenvolverem seus conhecimentos irão fornecer a eles várias informações ao mesmo tempo, fazendo que ocorra uma aprendizagem interativa, autônoma, criativa e uma construção coletiva do conhecimento ( MUNHOZ, 2002, p. 49)
Referências
BEHRENS, Marilda Aparecida. Projetos de Aprendizagem Colaborativa num Paradigma Emergente.In. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo. Papirus, 2002.
José Armando Valente• Diferentes usos do Computador na Educação 1991
Núcleo de Informática Aplicada à Educação - NIED/UNICAMP http://www.proinfo.mec.gov.br/upload/biblioteca/187.pdf
MORAN, José Manuel. Contribuições para uma pedagogia de educação
on line. In: SILVA, Marco. Educação on line: teorias, práticas, legislação,
formação corporativa. São Paulo: Loyola, p. 39-50, 2003.
MORAN, José Manuel. A integração das tecnologias na educação. . Disponível em:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/integracao.htm . Acesso em: 21 mar. 2010.
MORAN, José Manuel. Como utilizar a internet na educação. . Disponível em:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/internet.htm . Acesso em: 21 mar. 2010.
MORAN, José Manuel. Desafios da Internet para o professor. Disponível em:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/desaf_int.htm . Acesso em: 21 mar. 2010.
MUNHOZ, Siemsen Antonio. Tecnologias aplicadas à educação, educação e
tecnologia na sociedade da informação. Curitiba: IBPEX, 2002.
VALENTE, J.A. (1991). Usos do Computador na Educação. In: Liberando a Mente:
Computadores na Educação Especial, (pp. 16-31). Campinas, Gráfica Central da UniCamp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário